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dc.contributor.advisorGutierrez, Margarida Maria Gomes Pereira Sarmiento-
dc.contributor.authorPacheco, Henrique Fernandes-
dc.date.accessioned2017-06-01T18:46:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:30Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2150-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectRedes de negóciospt_BR
dc.subjectFrameworken
dc.subjectAutomatospt_BR
dc.titleInternacionalização de empresas: o caso de uma empresa brasileira do setor de softwarept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9062752844041628pt_BR
dc.contributor.referee1Melljo, Renato Cotta de-
dc.contributor.referee2Machado, João Bosco Mesquita-
dc.description.resumoNas últimas décadas, particularmente, a inovação tecnológica alterou significativamente o ambiente de negócios mundial. Nesse contexto, a habilidade de descobrir e conduzir novos negócios em diversos países ao redor do globo deixa de ser uma prerrogativa apenas das grandes corporações e surge o fenômeno de empresas que já nascem globais. Tendo em vista as mudanças no ambiente de negócios, o surgimento de um novo fenômeno e as dificuldades das teorias tradicionais em explicá-lo, este trabalho tem por objetivo analisar o caso de uma empresa brasileira produtora de software sob a ótica do modelo de novos empreendimentos internacionais sustentáveis. Para tanto, este trabalho apresenta a discussão relativa ao modelo de Uppsala, a Teoria de Network e expõe o framework proposto por Oviatt e MacDougall (1994) e seus desdobramentos. Posteriormente, é realizado um estudo de caso com a Automatos, uma empresa brasileira produtora de software, a fim de compará-lo com as proposições teóricas abordadas. Por fim, os resultados da pesquisa são apresentados e revelam um forte poder explanatório da corrente do Empreendedorismo Internacional nos primeiros anos de vida da empresa e sugere que em um estagio posterior do ciclo de vida da firma o modelo de Uppsala poderia ser mais útil para descrever sua trajetória em mercados no exterior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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