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http://hdl.handle.net/11422/21513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniel Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T19:23:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21513 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Educação Semipresencial | pt_BR |
dc.title | Análise crítica do curso de licenciatura em química modalidade a distância da UFRJ a partir de dados censitários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo promover uma breve análise do curso de Licenciatura em Química na modalidade semipresencial da Universidade de Federal do Rio de Janeiro em seus quatro polos de atuação. Este diagnóstico tem como pilar estrutural a busca por um entendimento resumido do perfil do corpo discente que compõem os seus polos: Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Piraí e São Gonçalo. Este alicerce interpretativo educacional está vinculado à exposição de parâmetros como a faixa etária, a etnia e a procedência escolar, entre outros. Também foi realizada uma identificação dos fatores que circundam a evasão acadêmica, bem como dos que promovem certa estagnação nas diversas etapas de desenvolvimento universitário. Através da confecção deste trabalho observou-se que a maioria dos alunos se autodeclaram como brancos nos quatro polos citados anteriormente, bem como o elevado número de alunos oriundos da rede particular de ensino. Com o passar dos anos constatou-se também que a faixa etária dos alunos declinou em virtude de os novos discentes considerarem a educação a distância uma forma qualitativa de prosseguirem no mundo acadêmico após o término das atividades no ensino médio. Não se pode esquecer de citar que o número não expressivo de formados converge para a realidade também encontrada no ensino tradicional presencial, tendo como fatores a evasão acadêmica e a reprovação contínua em determinadas disciplinas que geram frustação e desânimo para querer continuar no curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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