Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jaques-Dalcroze, Émile | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T12:48:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-09 | - |
dc.identifier.citation | JAQUES-DALCROZE, Émile. O ritmo, a música e a educação. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2023. 335 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788571084971 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21526 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.description.sponsorship | FUJB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFRJ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Métrica e ritmo musical | pt_BR |
dc.subject | Euritmia | pt_BR |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Musical meter and rythm | en |
dc.subject | Eurythmy | en |
dc.title | O ritmo, a música e a educação | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | Este livro reagrupa artigos escritos no início de sua carreira como educador, entre 1898 e 1919. Através de seus pensamentos e reflexões descobrimos uma personalidade pedagógica e artística que marcou e impactou o desenvolvimento da educação musical no mundo. Pessoalmente, no início dos meus estudos como professora de educação musical, foi lendo este livro que minha motivação e o meu engajamento na formação profissional na Rítmica despertaram, para que, logo em seguida, eu pudesse decidir fazer da Rítmica minha profissão. A Rítmica de Jaques-Dalcroze está presente na Europa desde o fim do século XIX e foi transmitida de geração em geração sobre quatro continentes. Numerosos são os professores que contribuíram para espalhar essas ideias e divulgar esse conhecimento. Adaptação, transformação, inovação pontuaram o caminho de seu desenvolvimento. Hoje, o interesse que o método suscita demonstra sua atualidade e sublinha a pertinência de seus princípios (a educação da pessoa em sua globalidade, as conexões auditivas e cinestésicas, o desenvolvimento da criatividade), mas também sua universalidade (ela pode ser adaptada a todos os tipos de públicos e a toda a variedade de culturas). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Editora UFRJ | pt_BR |
dc.publisher.initials | Ed. UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ritmo a musica e a educacao.pdf | 8.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.