Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIrving, Marta Azevedo-
dc.contributor.authorCosta, Andréa Paula de Carestiato-
dc.date.accessioned2017-06-01T20:45:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:30Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationCOSTA, Andréa Paula de Carestiato. Educação ambiental como estratégia de desenvolvimento local : um estudo de caso. 2000. 183 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia de Comunidades e Ecologia Social), Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2152-
dc.description.abstractStudy the contribution of Environmental Education projects with a strategic vision of Local Development, understood as a dynamic process of transformation, towards the building of endogenous power so that a particular community is capable of managing itself, developing its socioeconomic potential, maintaining its environmental assets, overcoming its limitations and ensuring a continuous imp[rovement of the quality of life its individuals. The theoretical grounds of this propostiion are based on the concepts of Sustainable Development, Agenda 21, Environmental Education and the water as the generative topic, considering the trends and premises of the National Policy of Hydric Resources. The approach of this topic is based on a Case Study - the Water Course Program. The Water Course Program was oriented to act in the cpontext of the hydrographical basin of the Paraiba do Sul river, with the implementation of a methodology of promoting and supporting the administration of hydric resources in the participating districts, reaching four levels of beneficiaries: institutional, teachers, sutdents and communities. The concept of Local Development was determined as a guide to evaluate the Program and it was applied as reference for this thesis. To evaluate the Case Study, indicators for the Program performance were identified and defined based on the parameters of sustainability and participation of its beneficiaries. The evaluation of the Case Study also included the analysis of indirect impact and weaknesses of the Progam. Based on the adopted methology, the results indicated that the Water Course Program was capable of contirbuting to the Local Development from its strategic conception, considering the range of areas of study that included the districts of Caçapava(SP), Piraí(RJ), Cataguases(MG) and Muriaé(MG).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental como estratégia de desenvolvimento local: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1912229324377473pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0981002261659283pt_BR
dc.contributor.referee1Pedro, Rosa Maria Leite Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495049080980125pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Ângela Maria Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9599847497929702pt_BR
dc.description.resumoEstuda a contribuição de projetos de Educação Ambiental com visão estratégica para o desenvolvimento Local, entendido como um processo dinâmico de transformação, com a construção de poder endógenmo para que uma determinada comunidade possa autogerir-se, desenvolvendo seu potencial socioeconômico, preservando seu patrimônio Ambiental, superando as limitações e assegurando uma melhoria continua de qualide de vida dos seus indivíduos. A fundamentção teórica dessa proposta baseou-se nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Educação Ambiental e, a água, como tema gerador, considerando as tendências e premissas da Política Nacional de Recursos Hídricos. A abordagem dese tema foi baseada em um Estudo de Caso - o Programa Curso D'Agua. O Programa Curso D'Agua foi orientado para atuar no contexto da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, atingindo quatro níveis de beneficiários: institucional, professores, alunos e comunidades a partir da implementação de uma metodologia de promoção e, apoio à gestão de recursos hídricos nos municípios participantes. Para orientar a avaliação do Programa, foi definido o conceito de Desenvolvimento Local, utilizado como referência na presente dissertação. Para a avaliação do Estudo de Caso, foram identificados e descritos indicadores de dsempenho do Programa, com base nos parâmetros de sustentabilidade e participação de seus beneficiários. A avaliação do Estudo de Caso, inclui também a análise dos impactos indiretos e fragilidades do Programa. Com base na metodlogia adotada, os resultados obtidos indicaram que o Programa Curso D'Agua foi capaz, a partir da sua concepção estratégica, de contribuir para Desenvolvimento Local, considerando a área de abrangências do estudos que, inclui os municípios de Caçapava (SP), Piraí(RJ), Cataguases(MG) e Muriaé (MG).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
584230.pdf33.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.