Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21533
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação sujeito e objeto na trajetória do jovem Marx: aspectos preliminares para o estudo da subjetividade em Marx
Author(s)/Inventor(s): Luzze, Bruno Schiaffarino
Advisor: Maranhão, Cézar Henrique Miranda Coelho
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo precípuo compreender como a subjetividade é analisada na obra de Karl Marx. A questão da subjetividade no jovem Marx apareceu de forma mais proeminente nos anos de 1842 e 1843 na forma política de combate ao Estado Prussiano. Após a morte de Hegel em 1831, com o legado hegeliano em disputa por alas divergentes em seus objetivos e modos de pensar, podem-se caracterizar dois grupos: a direita hegeliana que aderia ao sistema de Hegel como forma de defender a racionalidade do Estado vigente na Prússia e a esquerda hegeliana, que, por sua vez, aderiu ao método da dialética que negava o existente e, assim, retiravam desdobramentos revolucionários ao combate do Estado prussiano. O movimento contraditório da dialética em negação ao que está posto realizaria sua superação em algo novo. Como instrumentos metodológicos de investigação privilegiou-se uma abordagem cronológica da trajetória de Marx, estudando elementos biográficos, teóricos e políticos, de modo que os resultados obtidos guardam relação direta com a análise da sua evolução teórica, especialmente com enfoque em como Marx desenvolveu a relação sujeito e objeto. É a partir dessa relação que, tanto objeto quanto o sujeito, vão ganhar forma, diferenciações e clareza para a sua análise. Nosso referencial principal de estudos foram os textos do próprio Marx e seus contemporâneos e grandes estudiosos. Ademais, o trabalho foi estruturado introduzindo o problema da relação sujeito e objeto no pensamento moderno, realizando uma breve análise do idealismo subjetivo, do empirismo, do materialismo até o idealismo objetivo, dando destaque à relação sujeito e objeto e o modo como o sujeito esta presente nesses autores. A pesquisa destaca, ainda, os limites e possibilidades criadas para futuras pesquisas e a necessidade de aprofundar a renovação do marxismo.
Keywords: Subjetividade
Sujeito
Marxismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LUZZE, Bruno Schiaffarino. A relação sujeito e objeto na trajetória do jovem Marx: aspectos preliminares para o estudo da subjetividade em Marx. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BLuzze.pdf535.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.