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http://hdl.handle.net/11422/21547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lima, Rita de Cassia Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Santos, David da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T19:50:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, David da Silva. Aproximações ao debate sobre a educação laica no Brasil contemporâneo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21547 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aproximações ao debate sobre a educação laica no Brasil contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Eduardo Mourão | - |
dc.contributor.referee2 | Nicacio, Erimaldo Matias | - |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo geral problematizar a educação laica no Brasil contemporâneo, com o recorte temporal a partir da promulgação da Constituição brasileira de 1988, que antecipa a mais atualizada versão da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394/1996. As questões norteadoras foram três, a saber: 1) O que é uma educação laica? 2) O Estado brasileiro se tornou laico? e 3) As Diretrizes de Bases da Educação brasileira orientam para uma educação laica? Como metodologia, algumas fontes bibliográficas foram estudadas para compreender o tipo de modernidade que se instituiu no Brasil e que se fez presente na relação Estado, religiões e educação. Essa contextualização ficou concentrada no capítulo 1, enquanto no seguinte, foram visitados os textos disponíveis em domínio público no Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ, instância da Faculdade de Educação da UFF, cujos textos recuperam a defesa de uma educação pública laica, gratuita e de qualidade na contemporaneidade. Conquanto, também foram encontrados textos que indicam a complexidade de se tratar do sagrado, da história das religiões e de seus valores nos projetos políticos pedagógicos, indicando que o tema da liberdade religiosa na educação brasileira desperta o interesse de várias categorias de profissionais envolvidos e expectantes quando este assunto vem à tona. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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