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dc.contributor.advisorLima, Rita de Cassia Cavalcante-
dc.contributor.authorSantos, David da Silva-
dc.date.accessioned2023-09-11T19:50:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationSANTOS, David da Silva. Aproximações ao debate sobre a educação laica no Brasil contemporâneo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21547-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAproximações ao debate sobre a educação laica no Brasil contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Eduardo Mourão-
dc.contributor.referee2Nicacio, Erimaldo Matias-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo geral problematizar a educação laica no Brasil contemporâneo, com o recorte temporal a partir da promulgação da Constituição brasileira de 1988, que antecipa a mais atualizada versão da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394/1996. As questões norteadoras foram três, a saber: 1) O que é uma educação laica? 2) O Estado brasileiro se tornou laico? e 3) As Diretrizes de Bases da Educação brasileira orientam para uma educação laica? Como metodologia, algumas fontes bibliográficas foram estudadas para compreender o tipo de modernidade que se instituiu no Brasil e que se fez presente na relação Estado, religiões e educação. Essa contextualização ficou concentrada no capítulo 1, enquanto no seguinte, foram visitados os textos disponíveis em domínio público no Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ, instância da Faculdade de Educação da UFF, cujos textos recuperam a defesa de uma educação pública laica, gratuita e de qualidade na contemporaneidade. Conquanto, também foram encontrados textos que indicam a complexidade de se tratar do sagrado, da história das religiões e de seus valores nos projetos políticos pedagógicos, indicando que o tema da liberdade religiosa na educação brasileira desperta o interesse de várias categorias de profissionais envolvidos e expectantes quando este assunto vem à tona.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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