Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21554
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Terapia ocupacional e pilates: as contribuições do método pilates para a realização das atividades de vida diária (AVD)
Author(s)/Inventor(s): Garcia, Fernanda Silva Ferreira
Advisor: Almeida, Marcus Vinicius Machado de
Abstract: Esse trabalho tem por objetivo relacionar as contribuições do método Pilates com a realização das atividades de vida diária que são as atividades básicas do ser humano tendo em vista que o movimento é o elo de atravessamento entre os temas. Para a sua elaboração foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica explanatória com transversalização e análise crítica, realizada com a investigação bibliográfica, entre o método Pilates e a Terapia Ocupacional onde foi aprofundado principalmente esse método de Educação Somática mas também foram vistos outros métodos que se enquadram nesse contexto, com intuito de evidenciar o que a Educação Somática pensa sobre o corpo e movimento. O trabalho foi dividido de forma que abrangeu sobre a história de Joseph Hubertus Pilates, fundador do método Pilates onde foi feito uma revisão de literatura e o surgimento de seu método, sobre Educação Somática, o método Pilates na atualidade, a arte do movimento de Rudolf Von Laban e sobre o método Body Mind Centering de Bonnie Bainbridge Cohen e a associação da Terapia Ocupacional com esses métodos que priorizam o movimento e o corpo.
Keywords: Atividades cotidianas
Terapia ocupacional
Técnicas de exercício e de movimento
Exercício físico
Pilates
Activities of daily living
Occupational therapy
Exercise movement techniques
Exercise
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GARCIA, Fernanda da Silva Ferreira. Terapia ocupacional e pilates: as contribuições do Método Pilates para a realização das atividades de vida diária (AVD). 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSFGarcia.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.