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http://hdl.handle.net/11422/21558
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bastos, Rogério Lustosa | - |
dc.contributor.author | Silva, Isadora Ferreira Domingues da | - |
dc.contributor.author | Evangelista, Jacira das Neves Gadelha | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T19:19:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isadora Ferreira Domingues da ; EVANGELISTA, Jacira das Neves Gadelha. O movimento negro e o teatro de resistência: uma análise a partir da cultura afirmativa de Marcuse. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21558 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Marcuse, Herbert, 1898-1979 | pt_BR |
dc.title | O movimento negro e o teatro de resistência: uma análise a partir da cultura afirmativa de Marcuse | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Acosta, Luis Eduardo Acosta | - |
dc.description.resumo | O presente estudo reflete acerca do Teatro Experimental do Negro e o seu caráter de resistência frente à cultura do homem unidimensional. Para tanto, ele é elaborado dando destaque às diferentes formas de resistência engendradas pelo povo negro no evolver da história brasileira, particularizando o teatro do negro. Além disto, nos debruçamos sobre o conceito de homem unidimensional, para entendermos acerca de uma hegemonia discriminatória que exclui tudo o que não é espelho: negros e as outras ditas minorias. Em seguida, abordamos a trajetória do Teatro Experimental do Negro, enquanto um organismo teatral que trazia o protagonismo de atrizes e atores negros na perspectiva da valorização do legado cultural africano. Consideramos que o debate que será aqui abordado pode trazer contribuições para a discussão da questão étnico-racial dentro do Serviço Social, assim como do potencial crítico da arte, no sentido de criar uma subjetividade contra-hegemônica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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