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dc.contributor.advisorBastos, Rogério Lustosa-
dc.contributor.authorSilva, Isadora Ferreira Domingues da-
dc.contributor.authorEvangelista, Jacira das Neves Gadelha-
dc.date.accessioned2023-09-12T19:19:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2021-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Isadora Ferreira Domingues da ; EVANGELISTA, Jacira das Neves Gadelha. O movimento negro e o teatro de resistência: uma análise a partir da cultura afirmativa de Marcuse. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21558-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectMarcuse, Herbert, 1898-1979pt_BR
dc.titleO movimento negro e o teatro de resistência: uma análise a partir da cultura afirmativa de Marcusept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho-
dc.contributor.referee2Acosta, Luis Eduardo Acosta-
dc.description.resumoO presente estudo reflete acerca do Teatro Experimental do Negro e o seu caráter de resistência frente à cultura do homem unidimensional. Para tanto, ele é elaborado dando destaque às diferentes formas de resistência engendradas pelo povo negro no evolver da história brasileira, particularizando o teatro do negro. Além disto, nos debruçamos sobre o conceito de homem unidimensional, para entendermos acerca de uma hegemonia discriminatória que exclui tudo o que não é espelho: negros e as outras ditas minorias. Em seguida, abordamos a trajetória do Teatro Experimental do Negro, enquanto um organismo teatral que trazia o protagonismo de atrizes e atores negros na perspectiva da valorização do legado cultural africano. Consideramos que o debate que será aqui abordado pode trazer contribuições para a discussão da questão étnico-racial dentro do Serviço Social, assim como do potencial crítico da arte, no sentido de criar uma subjetividade contra-hegemônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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