Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21571
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Previdência social no Brasil e a reabilitação profissional do INSS: uma análise a partir da experiência de estágio
Author(s)/Inventor(s): Costa, Roberta Lima
Advisor: Silva, Mossicléia Mendes da
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso pretende aprofundar os estudos sobre previdência social e trabalho a partir da análise sobre o programa de reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Agência de Irajá, considerando as suas principais características. Nesse sentido, destacamos os processos de contrarreformas do Estado e seu impacto sobre a política previdenciária brasileira, bem como de que modo tais tendências impactam a estruturação da política de reabilitação profissional do INSS. Tal problematização é baseada nas experiências vivenciadas durante o estágio curricular, realizado na Agência da Previdência Social de Irajá no estado do Rio de Janeiro. A partir de tal experiência, compreende-se que o Programa de Reabilitação somente consegue cumprir seus objetivos legalmente instituídos se as políticas públicas – apontadas na Constituição Federal de 1988 – de forma inclusiva forem, de fato, efetivadas, de maneira integral, democrática e universal. Cumpre mencionar, ainda, que como instrumentos metodológicos e técnicas de pesquisas foram privilegiados a análise bibliográfica, a pesquisa qualitativa de caráter exploratório documental, empírico e o relato de experiências de estágio. Por fim, busca-se, também, compreender e analisar a relação contraditória entre capital e trabalho nos moldes brasileiros, bem como o papel das políticas sociais e a centralidade do trabalho no sistema capitalista.
Keywords: Previdência social
Trabalho
Política social
Reabilitação profissional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Roberta Lima. Previdência social no Brasil e a reabilitação profissional do INSS: uma análise a partir da experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCosta.pdf673.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.