Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21574
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A atuação do assistente social no núcleo de apoio a saúde da família: sob o olhar e experiências de uma estagiária
Author(s)/Inventor(s): Ignácio, Adriana de Oliveira
Advisor: Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho
Abstract: Esta monografia de graduação é um esforço de síntese teórico-empírica construída a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social. Objetiva analisar a “A atuação do assistente social no Núcleo de Apoio a Saúde da Família: Sob o olhar e experiências de uma estagiária”, realçando elementos relevantes, identificados a partir de observação participante do cotidiano do trabalho do assistente social no campo da saúde pública. A presente análise respalda-se no referencial crítico dialético – como estruturante da formação profissional em Serviço Social, entendendo as múltiplas expressões da questão social como produto das relações contraditórias (classes antagônicas) produzidas, historicamente, nos marcos do modo capitalista de produção. O estudo situa as bases sócio-históricas da questão social e Serviço Social no Brasil, da Reforma da Saúde até o SUS e a inserção do Serviço Social no Núcleo de Apoio a Saúde da Família. A experiência de estágio, ao ser valorizada nesta monografia, permite tecer considerações sobre os limites e potencialidades da atuação profissional na equipe NASF, articulando às diretrizes, princípios e valores do Código de Ética dos assistentes sociais brasileiros de 1993 e à Política Nacional de Atenção Básica na saúde pública.
Keywords: Serviço social
Clínica da família
Política nacional de atenção básica
Código de ética
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: IGNÁCIO, Adriana de Oliveira. A atuação do assistente social no núcleo de apoio a saúde da família: sob o olhar e experiências de uma estagiária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AIGNÁCIO.pdf410.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.