Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21587
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Produção técnico-científico do serviço social na atuação com pessoas que fazem uso abusivo de drogas: uma aproximação
Author(s)/Inventor(s): Lima, Bruno Lopes
Advisor: Almeida, Guilherme de
Abstract: O objetivo desse estudo é analisar como o Serviço Social brasileiro contribui na atuação com pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Para isso, buscamos através da construção de um estado da arte, discutir parte da relação da profissão com a temática de drogas, debruçando também sobre as discussões historicamente produzidas sobre o tema, bem como sobre a construção das políticas sociais no Brasil, sob a perspectiva de saúde como atravessada por determinantes sociais, analisando os números produzidos pela chamada Guerra às Drogas (GD). Buscamos nos aproximar através desses levantamentos sobre como uma profissão que tem uma origem conservadora e, simultaneamente, como base norteadora a defesa de direitos se posiciona frente à Política de Drogas ao longo da história brasileira, bem como compreender como isso vem ocorrendo no contexto atual. Para responder essa indagação realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa acerca das produções científicas do Serviço Social no período de 2016 a 2019, buscando-as nas dissertações e teses da categoria, assim como nos trabalhos técnico-científicos de assistentes sociais apresentados em alguns Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS) e nos Encontros Nacionais de Pesquisadores/as em Serviço Social (ENPESS). Quando identificamos o uso de substâncias psicoativas por povos originários como elemento também profundamente arraigado culturalmente e, posteriormente, fizemos a exposição dos dados produzidos pela GD em relação à população negra como parte de um projeto de sociedade, não foi possível observar esse caminho reflexivo nas produções realizadas pela categoria.
Keywords: Serviço social
Drogas
Raça
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Bruno Lopes. Produção técnico-científica do serviço social na atuação com pessoas que fazem uso abusivo de drogas: uma aproximação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BLima.pdf394.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.