Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21616
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Saúde sexual e estratégias de prevenção de IST/HIV/AIDS entre jovens gays e moradores de um bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ)
Author(s)/Inventor(s): Silva, Fernando Weltri da
Advisor: Almeida, Guilherme
Abstract: Quarenta anos depois da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em inglês) ter sido descoberta no mundo, as populações-chave permanecem infectando-se pelo HIV em níveis desproporcionais em relação ao restante da população no Brasil, mesmo com o surgimento de novas estratégias e tecnologias de prevenção. O objetivo geral desta pesquisa é compreender a percepção de jovens gays sobre sua saúde sexual, bem como avaliar o acesso deles aos serviços de saúde, especialmente, às estratégias de prevenção ao HIV. Entre os objetivos específicos estão: Conhecer as características socioeconômicas e culturais do público investigado usuário da política de saúde; Identificar que informações sobre saúde sexual e prevenção de IST/HIV/AIDS/ são acionadas por eles; Conhecer como esses usuários relacionam tais informações ao cotidiano de suas práticas sexuais; Identificar de que forma adquiriram as informações de que dispõem; Verificar o conhecimento que dispõem sobre a rede de assistência à saúde sexual no bairro e no município e como se relacionam com esta rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas orientadas por um roteiro de questões fechadas e abertas. Tais questões foram dirigidas a uma amostragem de pessoas que se autodeclaram como gays e que são residentes num bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Entre os resultados desta pesquisa, destacamos que os entrevistados têm poucas e superficiais informações oriundas de profissionais e instituições de saúde. Eles também demonstram ter pouca relação com os serviços, exceto para obterem os insumos necessários à prevenção, tais como a PREP, a PEP e os preservativos.
Keywords: Saúde sexual
Homossexualidade
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Fernando Weltri da. Saúde sexual e estratégias de prevenção de IST/HIV/AIDS entre jovens gays e moradores de um bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSilva.pdf528.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.