Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21633
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Política e religião na América Latina: análise sobre influência religiosa na esfera política a partir da experiência do Brasil, Bolívia e El Salvador
Author(s)/Inventor(s): Parente, Lilian Carvalho
Advisor: Rocha, Mirella Farias
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo a investigação de processos recentes ocorridos na américa latina e que dizem respeito à relação entre religião e política, especialmente nos três casos investigados aqui, ocorridos no Brasil, Bolivia e em El Salvador. Há similaridades nos processos ocorridos em ambos os países citados, na medida em que foram marcados por crises políticas que se reverteram em golpes de estados, mais ou menos brandos, onde governos de esquerda moderadas/liberal-progressistas, foram solapados por movimentos de extrema-direita que possuíam um diálogo direto com instituições e lideranças religiosas, onde a pauta conservadora possui lastro popular com as respectivas massas. Tendo como objetivo investigar estas questões a partir do materialismo histórico- dialético, faz-se uma análise crítica dos eventos e dos elementos sociais em jogo, assim como de seus atores, para investigar os tensionamentos ideológicos entre extrema-direita, conservadorismo, religião e política, extraindo de material jornalístico coletado e selecionado, a base para a investigação material dos processos.
Keywords: Política
Religião
América Látina
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PARENTE, Lilian Carvalho. Política e religião na América Latina: análise sobre influência religiosa na esfera política a partir da experiência do Brasil, Bolívia e El Salvador. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LParente.pdf792.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.