Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21647
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância da terapia ocupacional no cotidiano de pacientes de longa permanência em hospital psiquiátrico e em processo de desinstitucionalização
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Vanessa de Sousa
Advisor: Vaz, Lisete Ribeiro
Co-advisor: Maia, Ana Maria Quintela
Abstract: A Reforma Psiquiátrica Brasileira iniciou-se na década de 1970 e trouxe reflexões importantes para o campo da Saúde Mental. Assim começou a trajetória da desconstrução do cotidiano das instituições e da forma com que a sociedade lidava com a loucura, implementando no Brasil a ideia de desinstitucionalização das pessoas em contexto de longo período de internação. Considerando essas questões, faremos algumas reflexões acerca da importância da terapia ocupacional no cotidiano de pacientes de longa permanência que estão em processo de desinstitucionalização, explicitando como a mesma pode contribuir para esse processo, abordando os benefícios e os desafios de sua intervenção singular. Buscaremos também discutir os conceitos de „desinstitucionalização‟ e de „cotidiano‟, apresentando como ambos são utilizados no campo da saúde mental e no campo da terapia ocupacional. A partir de uma revisão bibliográfica e das minhas percepções como Acadêmica Bolsista de saúde mental do município do Rio de Janeiro, identificaremos a participação significativa da terapia ocupacional no processo de desinstitucionalização, que contribuirá para a construção de um novo cotidiano do sujeito que encontra-se institucionalizado.
Keywords: Terapia ocupacional
Desinstitucionalização
Saúde mental
Atividades cotidianas
Occupational therapy
Deinstitutionalization
Mental health
Activities of daily living
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GUIMARÃES, Vanessa de Sousa. A importância da Terapia Ocupacional no cotidiano de pacientes de longa permanência em hospital psiquiátrico e em processo de desinstitucionalização. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VSGuimaraes.pdf601.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.