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dc.contributor.advisorGonçalves, Monica Villaça-
dc.contributor.authorEpifanio, Thais Pacheco-
dc.date.accessioned2023-09-22T13:16:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:05Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationEPIFANIO, Thaís Pacheco. Crianças como sujeitos de direitos: uma revisão sistemática sobre crianças em situação de acolhimento institucional. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21648-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbrigopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDefesa da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectCriança institucionalizadapt_BR
dc.subjectShelteren
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectChild advocacyen
dc.subjectChild institutionalizeden
dc.titleCrianças como sujeitos de direitos: uma revisão sistemática sobre crianças em situação de acolhimento institucionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3567257146494236pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4857454929441396pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática a realidade das crianças nos abrigos e seus direitos, depois da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, com o objetivo de avaliar se sua implementação mudou o olhar dos pesquisadores e profissionais que trabalham com crianças em situação de abrigamento. Para isso foi feita uma revisão sistemática na base de dados LILAC com os DECS "criança institucionalizada" or "abrigo" or "abrigo social". Após seleção dos artigos relevantes à pesquisa e análise de seu conteúdo, foram escolhidas três categorias de análise: O abrigo como instituição com características de instituições totais, O ECA e a realidade atual dos abrigos e As crianças e adolescentes como sujeitos de direito. Foi observado que a maioria dos artigos não está em consonância com a lei, com muitas semelhanças com o antigo modelo de abrigamento, despreparo dos profissionais e desconhecimento das leis, resultando numa visão das crianças como objetos de tutela do abrigo. Em razão disso, percebe-se a necessidade de capacitação dos profissionais envolvidos no processo de acolhimento institucional e um empoderamento e conscientização das crianças sobre seus direitos, para que se tornem importantes atores sociais do abrigo e da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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