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http://hdl.handle.net/11422/21657
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vignoli, Lucas Lisbôa | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Hugo Firmino | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T20:26:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Hugo Firmino. Modelagem multiescala de um volante sanduíche de fibra de carbono com núcleo de aramida. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21657 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Volante | pt_BR |
dc.subject | Projeto estrutral | pt_BR |
dc.subject | Materiais compósitos | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Steering wheel | pt_BR |
dc.subject | Structural project | pt_BR |
dc.subject | Composities materials | pt_BR |
dc.subject | Finit element method | pt_BR |
dc.title | Modelagem multiescala de um volante sanduíche de fibra de carbono com núcleo de aramida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3548620710881049 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5096602086940335 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Demarque, Rudineli | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3808161204518595 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro Neto, Ranulfo Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3989917171836040 | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento de um novo projeto de veículo requer uma cuidadosa escolha e dimensionamento do volante utilizado. Diversos aspectos devem ser considerados, incluindo a segurança oferecida, o esforço necessário para realizar mudanças de direção e o conforto percebido pelo piloto. Em ambientes de competição, é ainda mais crucial realizar estudos detalhados que levem em conta as regulamentações e os diferentes tipos de carregamentos encontrados ao longo do percurso. A competição Baja, organizada pela SAE (Society of Automotive Engineers) os estudantes são desafiados a projetar protótipos off-road monopostos que apresentem um bom comportamento dinâmico, segurança na condução e conforto para o piloto. No contexto deste trabalho, são realizadas análises numéricas por meio do método dos elementos finitos para um volante de competição Baja, utilizando materiais compósitos como a fibra de carbono e a honeycomb de aramida. O objetivo principal dessa análise é avaliar os resultados obtidos para diferentes modelos de volantes, considerando adição no número de lâminas de fibra de carbono numa estrutura sanduíche, em uma condição crítica simulada. Esses materiais compósitos são amplamente utilizados devido à sua capacidade de reduzir a densidade de uma peça de veículo, contribuindo para a melhoria do desempenho geral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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