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dc.contributor.advisorVignoli, Lucas Lisbôa-
dc.contributor.authorRodrigues, Hugo Firmino-
dc.date.accessioned2023-09-22T20:26:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:05Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Hugo Firmino. Modelagem multiescala de um volante sanduíche de fibra de carbono com núcleo de aramida. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21657-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVolantept_BR
dc.subjectProjeto estrutralpt_BR
dc.subjectMateriais compósitospt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectSteering wheelpt_BR
dc.subjectStructural projectpt_BR
dc.subjectComposities materialspt_BR
dc.subjectFinit element methodpt_BR
dc.titleModelagem multiescala de um volante sanduíche de fibra de carbono com núcleo de aramidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3548620710881049pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5096602086940335pt_BR
dc.contributor.referee1Demarque, Rudineli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808161204518595pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro Neto, Ranulfo Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989917171836040pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de um novo projeto de veículo requer uma cuidadosa escolha e dimensionamento do volante utilizado. Diversos aspectos devem ser considerados, incluindo a segurança oferecida, o esforço necessário para realizar mudanças de direção e o conforto percebido pelo piloto. Em ambientes de competição, é ainda mais crucial realizar estudos detalhados que levem em conta as regulamentações e os diferentes tipos de carregamentos encontrados ao longo do percurso. A competição Baja, organizada pela SAE (Society of Automotive Engineers) os estudantes são desafiados a projetar protótipos off-road monopostos que apresentem um bom comportamento dinâmico, segurança na condução e conforto para o piloto. No contexto deste trabalho, são realizadas análises numéricas por meio do método dos elementos finitos para um volante de competição Baja, utilizando materiais compósitos como a fibra de carbono e a honeycomb de aramida. O objetivo principal dessa análise é avaliar os resultados obtidos para diferentes modelos de volantes, considerando adição no número de lâminas de fibra de carbono numa estrutura sanduíche, em uma condição crítica simulada. Esses materiais compósitos são amplamente utilizados devido à sua capacidade de reduzir a densidade de uma peça de veículo, contribuindo para a melhoria do desempenho geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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