Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21660
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Principais causas de erro de administração de medicamentos em um UTI neonatal: o olhar do acadêmico de enfermagem
Author(s)/Inventor(s): Lima, Jéssica dos Santos
Advisor: Taets, Gunnar Glauco de Cunto Carelli
Abstract: Objetivo: identificar as principais causas de erros de administração de medicamentos em UTIs neonatais no Brasil. Método: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em abril de 2023 nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS. Como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 5 anos, idiomas em português, texto completo gratuito. Critérios de exclusão: artigos repetidos, artigos que não apresentem aderência ao objeto de estudo. Resultados: Foram encontrados 35 artigos que apontaram dentre as principais causas de erros em administração de medicação em UTIN no brasil interrupções que ocasionam a quebra da técnica da diluição de medicamentos, experiência profissional no setor, planejamento do cuidado, questões estruturais, cultura de culpabilização do indivíduo que cria um ciclo e impede a descoberta do principal fator que leva aos erros. Conclusão uma vez identificados os principais erros de administração de medicação em UTIN, o estudo aponta que ainda é preciso avançar em atividades e protocolos de segurança do paciente, galgando a não maleficência dos usuários e assim garantir uma assistência de qualidade e livre de incidentes e danos.
Keywords: Erros de medicação
Unidades de terapia intensiva neonatal
Enfermagem
Medication errors
Intensive care units, neonatal
Nursing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Jéssica dos Santos. Principais causas de erro de administração de medicamentos em um UTI neonatal: o olhar do acadêmico de enfermagem. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSLima.pdf192.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.