Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21661
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do processo de internalização de componente de um equipamento de movimentação de carga de navio sonda: um estudo de caso em uma empresa de óleo e gás
Author(s)/Inventor(s): Buitrago, Isabela Chapeta Mattoso
Advisor: Oliveira, Mauricio Aguilar Nepomuceno de
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de internalização de um componente de um equipamento de movimentação de carga de navio sonda, através da realização de um estudo de caso em uma empresa de óleo e gás. Para isso, foram utilizadas estratégias de gestão da manutenção para criação do procedimento interno da empresa, métodos para execução do estudo de engenharia reversa e fabricação, tais quais análise dimensional, propriedades de materiais metálicos, ensaios e processos de fabricação. O estudo apresentado trata-se do processo de engenharia reversa necessário para fabricação de um item de reposição de um equipamento de movimentação de carga que foi descontinuado pelo fabricante. Desta forma, o estudo foi conduzido com o objetivo de encontrar um material equivalente, de fácil acesso, que atenda aos requisitos do projeto para fabricação do item. A pesquisa mostrou que foi possível obter os dados dimensionais a partir da amostra e que o material alternativo atende aos requisitos do projeto original do item, possibilitando então a fabricação e utilização da peça fabricada como um item de reposição para manutenção do equipamento.
Keywords: Engenharia reversa
Propriedades mecânicas
Processos de fabricação
Ensaios mecânicos
Gestão da manutenção
Reverse engineering
Mechanical properties
Manufacturing processes
Mechanical tests
Maintenance management
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BUITRAGO, Isabela Chapeta Mattoso. Análise do processo de internalização de componente de um equipamento de movimentação de carga de navio sonda: um estudo de caso em uma empresa de óleo e gás. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICMBuitrago.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.