Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2167
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Alves, Cristina Lucia Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T18:50:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-26 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Cristina Lucia Lima. Mapeamento de trabalhos científicos: análise das produções monográficas do curso. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2167 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de trabalhos científicos: análise das produções monográficas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2011-2015) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5755499489661099 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728052729083368 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Silvia Camara Soter da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1863257735933617 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda a relevância do Trabalho de conclusão de curso para o campo da Educação, sendo conduzido pela seguinte questão: Qual a contribuição das produções monográficas do curso de Pedagogia da FE/UFRJ para o campo da Educação? Os objetivos consistiram em mapear as produções monográficas do curso de Pedagogia da FE/UFRJ, no período de 2011 a 2015, para identificar as áreas e/ou ênfases da Educação mais discutidas; identificar os referenciais teóricos predominantes reconhecendo as recorrências; inventariar as estratégias metodológicas utilizadas nas monografias analisadas caracterizando as predominâncias; analisar a contribuição das disciplinas relacionadas à pesquisa para a construção do trabalho monográfico; e discutir a formação em pesquisa do pedagogo docente. Como referências teóricas utilizadas para embasar a temática optou-se por autores da área da pesquisa educacional, com destaque para Gatti (2007), Lüdke (2009), Pesce e André (2012); para a área de metodologia do trabalho científico a escolha foi pelo autor Severino (2007). Trata-se de um estudo inspirado em pesquisas do tipo Estado da Arte, pois – com base em André (2002), Romanowski e Ens (2006) – o percurso metodológico adotado para o presente trabalho considerou alguns dos princípios conceituais básicos deste tipo de estudo, como análise dos Resumos das monografias levantadas e categorização dos dados obtidos. Foram analisadas 190 monografias, organizadas com base em seis grupos: i- Educação Infantil; ii- Anos iniciais do Ensino Fundamental; iii- Educação de Jovens e Adultos; iv- Gestão educacional; v- Magistério (Curso Normal); vi- Temas em Educação, constatando-se que a área que reúne o maior número de monografias situa-se no primeiro grupo - Educação Infantil, seguida de Formação de professores, no contexto do sexto grupo. Entretanto ressalta-se a necessidade de ampliação nas áreas de estudos das monografias como a escola pública, a docência e a gestão educacional. Evidencia-se a importância da modificação do olhar para a pesquisa tanto por parte dos alunos quanto pelos orientadores, do destaque para o momento de produção de conhecimento; e a importância do acesso aos trabalhos/pesquisas produzidas pelos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ, como forma de divulgação do conhecimento elaborado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLLAlves.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.