Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21685
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sem feminismo não há agroecologia: a importância das teorias feministas para a autonomia das mulheres e a garantia da agroecologia
Author(s)/Inventor(s): Arantes, Flávia Vargas Amarante
Advisor: Teixeira, Leile Silvia Candido
Abstract: Este trabalho tem como tema a interface entre feminismo e agroecologia, e como objetivos 1. Estudar as teorias feministas; 2. Conhecer a experiência de camponesas feministas. 3. Apreender a relação entre feminismo e agroecologia para uma prática de agricultura sem divisão sexual do trabalho. A divisão sexual do trabalho está pautada na responsabilização da reprodução social para as mulheres e da produção para os homens. O estudo encontrou experiências agroecológicas nas quais se destaca o protagonismo das mulheres no processo de transição do modelo produtivo industrial para o agroecológico. Foi possível verificar também a valorização das atividades tradicionalmente desenvolvidas pelas mulheres dentro do sistema de produção familiar como horta, pomares, pequenos animais ganham destaque, pois são práticas agroecológicas. Conclui-se que com a valorização do trabalho das mulheres camponesas neste processo cria-se a possibilidade de reflexão sobre o seu lugar e papel no mundo do trabalho via as teorias da agroecologia e do feminismo.
Keywords: Feminismo
Agroecologia
Camponesas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jun-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARANTES, Flávia Vargas Amarante. Sem feminismo não há agroecologia: a importância das teorias feministas para a autonomia das mulheres e a garantia da agroecologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FArantes.pdf350.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.