Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21697
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Dimensionamento da carga térmica e seleção dos sistemas de refrigeração para frações autônomas do edifício do Teatro Municipal de Macaé
Author(s)/Inventor(s): Costa, Gabriel Guerhart da
Advisor: Malagueta, Diego Cunha
Abstract: Este trabalho pretende dimensionar os sistemas de refrigeração adequados para ambientes que compõem o edifício do Teatro Municipal de Macaé. O prédio, de cinco andares, é utilizado para atividades recreativas, acadêmicas e burocráticas tais como: apresentações teatrais e aulas de música, dança ou teatro, pesquisas ministradas e trabalhos administrativos. Propôs-se o dimensionamento dos espaços fundamentais do edifício e, após tal estudo, se deu a seleção dos sistemas de refrigeração que mais se adequam a cada ambiente e que são capazes de atender às respectivas cargas térmicas de forma eficiente conforme as normas regulamentadoras vigentes, tais como a ABNT NBR 16401/2008 e as normas da ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado), tendo em vista o devido conforto térmico de acordo com o padrão definido por essas normas. O trabalho contou com duas etapas de levantamento de dados, ambas envolvendo o cálculo de cargas térmicas e também contou com a definição dos sistemas adequados a cada fração autônoma estudada do edifício. Percebeu-se que o sistema atual está subdimensionado e por isso não supre a carga térmica necessária além de aumentar o desgaste dos aparelhos, portanto recomendou-se a atualização dos equipamentos segundo a seleção realizada.
Keywords: Carga térmica
Sistema de refrigeração
Conforto térmico
Teatro Municipal (Macaé, RJ)
Thermal load
Refrigeration System
Thermal comfort
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::APROVEITAMENTO DA ENERGIA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Feb-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Gabriel Guerhart da. Dimensionamento da carga térmica e seleção dos sistemas de refrigeração para frações autônomas do edifício do Teatro Municipal de Macaé. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGCosta.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.