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http://hdl.handle.net/11422/21700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Genesis de Souza | - |
dc.contributor.author | Rangel, Wallison Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T18:22:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RANGEL, Wallison Martins. Panorama da mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Brasil (2007-2021). 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21700 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito – mortalidade | pt_BR |
dc.subject | Epidemiologia | pt_BR |
dc.subject | Mortalidade | pt_BR |
dc.subject | Traffic accidents – mortality | pt_BR |
dc.subject | Epidemiology | pt_BR |
dc.subject | Mortality | pt_BR |
dc.title | Panorama da mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Brasil (2007-2021) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9843363831066400 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1275159704173462 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oberg, Luciana Maria Capurro de Queiroz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1393524059018150 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Farias, Paulo Vitor Alves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8277156537424164 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Iuri Bastos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9622459934064814 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Polli, João Victor Barbosa | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5672472162886352 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: A pesquisa desenvolvida visa analisar a mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Brasil de 2007 a 2021. Método: Consiste em um estudo ecológico que utiliza dados de mortalidade coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) para apresentar a mortalidade no trânsito por transportes terrestres ao longo de um período de 15 anos. Foram utilizados os Códigos de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) da categoria Acidentes de Transporte Terrestre (V01 a V89) para busca e análise dos dados. A metodologia calculou os óbitos por 100 mil habitantes por ano, no período de 2007 a 2021, considerando variáveis como faixa etária, ano de óbito, sexo, Unidade da Federação (UF) e Região geográfica, grupo CID-10. Resultados: Entre 2007 à 2021, ocorreram 572.732 óbitos no Brasil em decorrência de ocorrências com transportes terrestres, com aumento percentual no número de mortes em todas as regiões, exceto na região sudeste, onde houve redução no número de mortes. Houve redução percentual da mortalidade geral no país em alguns anos, mas ao mesmo tempo, houve crescimento percentual dos óbitos relacionados a ocorrências de transporte terrestre em outros anos. A maioria das mortes ocorreu no sexo masculino, especialmente na faixa etária de 20 a 29 anos. A distribuição da mortalidade por sexo e região mostrou maior incidência na população masculina em todas as regiões, com destaque para a mortalidade nas regiões Sudeste e Nordeste. Conclusão: A análise dos dados indica que houve diminuição da mortalidade por acidentes de transporte terrestre na maioria das regiões do Brasil, com exceção da região Sudeste. Não foi possível identificar um padrão de tendência estacionária, de aumento ou de diminuição em relação aos anos observados. Os resultados mostraram maior incidência de mortalidade entre indivíduos do sexo masculino e ocorrências nas regiões Sudeste e Nordeste, evidenciando a necessidade de ações preventivas e estratégias eficazes para reduzir esses eventos e promover um trânsito mais seguro. Os dados destacam a importância de políticas públicas e ações de saúde para prevenir, especialmente na faixa etária de maior incidência de mortes, e que esses resultados devem ser levados em consideração na formulação de estratégias pelo Sistema Único de Saúde para mitigar os fatores de risco e favorecer a promoção da saúde. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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