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dc.contributor.advisorLages, Adriana dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Érica Xavier de-
dc.date.accessioned2023-09-27T17:26:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:04Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21716-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subjectMaterial audiovisualpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa e uso de material audiovisual no ensino de calorimetria: contribuições para uma oficina de extensão universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8036310531757818pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7975299434600441pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da extensão universitária na formação profissional e busca gerar contribuições para o projeto de extensão “Projetos Didáticos em Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica no Ensino Médio. Ferramentas para Resiliência, Inclusão Social e Despertar Profissional”, do Laboratório Didático de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com foco na oficina “Calorimetria dos combustíveis”. São apontados alguns documentos que contribuíram para dar à extensão mais centralidade no meio acadêmico, comentados aspectos importantes da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e são apresentadas informações relevantes sobre o uso do audiovisual no ensino. O processo de criação de um material audiovisual como material potencialmente significativo de acordo com a teoria de Ausubel e os elementos que o tornam potencialmente significativo são apresentados e discutidos. Através da aplicação da oficina com uso do vídeo em uma turma foi possível observar que os alunos apresentaram maior atenção durante as explicações feitas por meio do audiovisual em comparação às explicações feitas pelo mediador com uso do quadro branco. São discutidos resultados de uma análise exploratória dos dados obtidos com os questionários aplicados antes e após a oficina considerando os anos de 2018, 2019 e 2022. Ainda, foram sugeridas algumas mudanças no material e no formato da oficina com base nos resultados obtidos pela análise desses dados. Apesar de algumas dificuldades encontradas na aplicação da oficina em 2022, foi possível observar uma melhora no percentual de acertos no questionário respondido pelos alunos ao final da oficina quando comparado com o questionário respondido no início.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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