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dc.contributor.advisorMenegat, Marildo-
dc.contributor.authorVasconcellos, Carmen Jussara Lucena de-
dc.date.accessioned2023-09-27T19:26:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:04Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Carmen Jussara Lucena de. Repensando a intervenção da(o) assistente social no pós-desastre socialmente construído: arte e cultura, potências na construção do projeto ético-político. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDesastres sociaispt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titleRepensando a intervenção da(o) assistente social no pós-desastre socialmente construído: arte e cultura, potências na construção do projeto ético-políticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Guilherme-
dc.contributor.referee2Bonatto, Maria Paula de Oliveira-
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo repensar novas formas de intervenção em contexto de pós-desastre, tendo a Arte e a Cultura como potências na construção do projeto ético político do Serviço Social, visando à organização e à mobilização popular, bem como à promoção de saúde junto à comunidade afetada por desastre. A pesquisa expõe conceitos relacionados ao tema, que são determinantes para desnaturalizar a vulnerabilidade social característica dessas situações, problematiza a questão da política pública no contexto de desastre e apresenta relatos de experiências nesse ambiente. O trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia de escrita de si, de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais resultados indicam a necessidade de se repensar a forma pela qual a política pública é criada e também a demanda de políticas públicas específicas para comunidades afetadas por desastres. Também evidencia a necessidade de capacitação dos assistentes sociais para atuarem nos desastres e, por conseguinte, a importância de se incluir a temática na grade curricular nos cursos de graduação de Serviço Social. A pesquisa aponta a imprescindibilidade da construção de outras narrativas por parte da comunidade afetada por desastre para que suas vozes não sejam silenciadas nem desqualificadas, utilizando a Arte e a Cultura, potências ético-políticas no Serviço Social, como elementos importantes da metodologia que irá auxiliar essa construção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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