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http://hdl.handle.net/11422/21719
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Menegat, Marildo | - |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Carmen Jussara Lucena de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T19:26:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Carmen Jussara Lucena de. Repensando a intervenção da(o) assistente social no pós-desastre socialmente construído: arte e cultura, potências na construção do projeto ético-político. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21719 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Desastres sociais | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Repensando a intervenção da(o) assistente social no pós-desastre socialmente construído: arte e cultura, potências na construção do projeto ético-político | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Guilherme | - |
dc.contributor.referee2 | Bonatto, Maria Paula de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Esta monografia tem por objetivo repensar novas formas de intervenção em contexto de pós-desastre, tendo a Arte e a Cultura como potências na construção do projeto ético político do Serviço Social, visando à organização e à mobilização popular, bem como à promoção de saúde junto à comunidade afetada por desastre. A pesquisa expõe conceitos relacionados ao tema, que são determinantes para desnaturalizar a vulnerabilidade social característica dessas situações, problematiza a questão da política pública no contexto de desastre e apresenta relatos de experiências nesse ambiente. O trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia de escrita de si, de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais resultados indicam a necessidade de se repensar a forma pela qual a política pública é criada e também a demanda de políticas públicas específicas para comunidades afetadas por desastres. Também evidencia a necessidade de capacitação dos assistentes sociais para atuarem nos desastres e, por conseguinte, a importância de se incluir a temática na grade curricular nos cursos de graduação de Serviço Social. A pesquisa aponta a imprescindibilidade da construção de outras narrativas por parte da comunidade afetada por desastre para que suas vozes não sejam silenciadas nem desqualificadas, utilizando a Arte e a Cultura, potências ético-políticas no Serviço Social, como elementos importantes da metodologia que irá auxiliar essa construção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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