Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21723
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A renda básica universal como política pública para atenuar as desigualdades: uma revisão das experiências internacionais e nacionais
Author(s)/Inventor(s): Fuly, Millena Araujo
Advisor: Lima, Ana Carolina da Cruz
Abstract: A monografia tem por objetivo evidenciar que programas de renda básica universal são políticas públicas relevantes para o combate à pobreza e desigualdade - em especial de renda. Em paralelo às características multidimensionais da pobreza, a monografia faz um resgate histórico das origens do Estado de Bem-Estar Social com ênfase no contexto político e socioeconômico brasileiro. A partir da instituição de um Estado de Bem-Estar Social, há um direcionamento das políticas públicas com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e econômicas. Entre as medidas adotadas, Programas de Renda Básica Universal ganham notoriedade no cenário mundial, inclusive no Brasil, principalmente, durante a conjuntura de crise econômica e sanitária devido às restrições impostas pelo Covid-19. Nesse contexto, realiza-se uma pesquisa qualitativa descritiva sobre as políticas de transferência de renda com e sem condicionalidades, expondo suas vantagens e desvantagens. São apresentadas três experiências nacionais e internacionais de Renda Básica. A partir das experiências estudadas, observa-se que o redesenho do Bolsa Família precisa definir, detalhadamente, seu financiamento. Para além da transferência de renda, é importante integrar outras políticas relacionadas ao combate à pobreza, levando em consideração seu caráter multidimensional.
Keywords: Renda Básica Universal
Transferência de renda
Pobreza
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FULY, Millena Araujo. A renda básica universal como política pública para atenuar as desigualdades: uma revisão das experiências internacionais e nacionais. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAFuly.pdf293.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.