Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21724
Tipo: Dissertação
Título: A mediação de leitura para crianças do candomblé: uma contribuição ao incentivo a leitura
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Leonardo Silva de
Orientador: Moura, Renan Gomes de
Resumo: A presente pesquisa tem como premissa investigar a importância da mediação de leitura em espaços de cultos litúrgicos das religiões afro-brasileiras. Analisar a contribuição da leitura na valorização do povo de terreiro e suas crenças, buscando demonstrar através da leitura uma ferramenta eficaz na construção de uma identidade por meio de histórias que relatam a trajetória de seus ancestrais. Indagar a importância da leitura em relação à perpetuação do culto das religiões afro-brasileiras por meio da mediação de leitura, além do incentivo a educação, sendo a leitura uma precursora para manter viva suas histórias, memórias e cultura. Averiguar os principais atores responsáveis pela mediação de leitura dentro desses espaços sagrados, na formação e construção identitária das crianças de terreiros quanto a sua liturgia, relatar a formação dessa identidade como forma de combate ao racismo e aos preconceitos étnicos e religiosos vigentes na sociedade brasileira.
Resumo: The present research aims to investigate the importance of reading mediation in spaces of liturgical cults of Afro-Brazilian religions. To analyze the contribution of reading in the valorization of the people of terreiro and their beliefs, seeking to demonstrate through reading an effective tool in the construction of an identity through stories that report the trajectory of their ancestors. To ask the importance of reading in relation to the perpetuation of the cult of Afro-Brazilian religions through reading mediation, in addition to encouraging education, being reading a precursor to keep alive their histories, memories and culture. To investigate the main actors responsible for reading mediation within these sacred spaces, in the formation and identity construction of children of terreiros regarding their liturgy, report the formation of this identity as a way to combat racism and ethnic and religious prejudices in force in Brazilian society.
Palavras-chave: Leitura
Candomblé
Terreiro
Memória
Feminismo
Observação
Reading
Terrace
Memory
Feminism
Observation
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes
Unidade produtora: Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades
Editora: Universidade do Grande Rio
Data de publicação: 25-Set-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAÚJO, Leonardo Silva de. A mediação de leitura para crianças do candomblé: uma contribuição ao incentivo a leitura. Rio de Janeiro, 2023. Dissertação (Mestrado em Humanidades Culturas e Artes) - Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações de outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSAraujo.pdf727.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.