Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21725
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Explorando a relação de serviços de saneamento básico sobre mortalidade infantil e morbidades por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI)
Author(s)/Inventor(s): Silva, Nicolas Nascimento Monteiro da
Advisor: Ribeiro, Eduardo Pontual
Abstract: O debate acerca do tema saneamento básico tem ganhado maior relevância na pauta de políticas públicas no Brasil, principalmente em virtude do Novo Marco Regulatório do saneamento básico que foi discutido e aprovado em 2020, além da conscientização cada vez maior acerca da questão do saneamento básico, não apenas como um tema de infraestrutura, mas de saúde pública. O objetivo deste trabalho é entender a relação entre dimensões dos serviços de higiene urbana (saneamento e coleta de lixo), evidenciando a importância desses serviços para a saúde da população. Apresenta-se uma revisão bibliográfica da relação entre saneamento e saúde, detalhando trajetórias nacionais e internacionais, além de um panorama histórico das políticas implementadas para o setor no país desde o século XIX até o século XXI. Destaca-se também uma análise das metas de curto prazo de investimentos em saneamento estabelecidas no PLANSAB. Neste trabalho os componentes do saneamento incorporados foram: abastecimento de água, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos. As variáveis dependentes utilizadas nos modelos econométricos foram: mortalidade infantil; e taxa de morbidade por Doenças Relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI). Os dados utilizados são por estados, do período de 2008 a 2015. Além das variáveis dos indicadores de saneamento, foram utilizadas variáveis de controle, que tem impacto direto sobre as variáveis dependentes. Os resultados dos modelos econométricos com efeitos-fixos e variáveis de controle apontaram que das variáveis de saneamento, apenas a variável referente ao percentual de lixo coletado diretamente foi significativa para ambas as variáveis dependentes.
Keywords: Políticas públicas
Saneamento ambiental
Saneamento básico
Saúde pública
Mortalidade infantil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Nicolas Nascimento Monteiro da. Explorando a relação de serviços de saneamento básico sobre mortalidade infantil e morbidades por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI). 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NNMSilva.pdf506.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.