Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2172
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corsino, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Santos, Amanda Elias dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T19:16:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:57Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Elias dos. O livro infantil digital: reflexões sobre a literatura infantil na tela. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2172 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro infantil | pt_BR |
dc.subject | Livro eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Scielo livros | pt_BR |
dc.subject | Portal de Periódicos da Capes | pt_BR |
dc.title | O livro infantil digital: reflexões sobre a literatura infantil na tela | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5540561339414541 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Ludmila Thomé de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3915780435099216 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa características de livros digitais infantis disponíveis no mercado editorial brasileiro, no ano de 2015, e como objetivos específicos: i) identificar características comuns aos livros infantis digitais disponíveis nos sites de editoras brasileiras; ii) diferenciar livro digitalizado de livro digital; iii) analisar os livros digitais infantis que ganharam o prêmio Jabuti em 2015. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se: uma revisão bibliográfica nos Portais da CAPES e do Scielo para traçar um panorama das produções acadêmicas e dialogar com os autores; pesquisa de livros digitais disponíveis no site de diferentes editoras e leitura e análise dos livros ganhadores do Prêmio Jabuti 2015 na categoria livro infantil digital. O trabalho está organizado em três partes: na primeira, discuto o livro digital a partir da revisão bibliográfica e apresento diferenças entre livro digital, e-book, jogo eletrônico para pensar a literatura digital e o direito à literatura; na segunda parte, faço um passeio pelas editoras estantes/bibliotecas virtuais, e trago a conhecimento os livros ganhadores do prêmio Jabuti 2015 na categorial infantil digital, suas características, como ele se apresenta ao leitor e possibilidades de interação entre o leitor e a obra. Por fim concluo trazendo algumas reflexões acerca dos livros infantis digitais. Ao término desta pesquisa, foi possível observar que no mundo contemporâneo, os modos de vida, mudaram as maneiras de ler e interagir com o que se lê também. Apesar do mercado estar produzindo obras digitais, observou-se a pouca presença de trabalhos científicos sobre o livro infantil digital e as possibilidades de leitura das crianças contemporâneas o que aponta a necessidade de se investir em pesquisas sobre o tema. A pesquisa evidenciou também que o livro infantil digital, diferentemente do que o senso comum supõe, é um recurso acessível apenas para alguns tanto pelo sistema em que é produzido-o IOS que exige um equipamento da Apple Store-, quanto pelos preços praticados pelo mercado editorial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AESantos.pdf | 5.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.