Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21734
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Políticas de crédito corporativo no Brasil na pandemia: uma análise dos efeitos sobre o mercado de crédito e o comportamento dos bancos
Author(s)/Inventor(s): Lima, Bruno Henrique de Araujo Brito
Advisor: Paula, Luiz Fernando Rodrigues de
Abstract: Esta monografia analisa o comportamento do credito e as políticas econômicas praticadas neste setor no Brasil em 2020 e 2021, com ênfase nas políticas de crédito corporativo. Devido a pandemia da Covid-19 nos deparamos com uma crise econômica sem precedentes na história, proporcionando um choque recessivo suficientemente intenso para abalar a estrutura econômica brasileira como um todo e gerar grandes níveis de fragilidade financeira aos agentes. Diante desse panorama desafiador, os países desenvolvidos passaram a adotar diversas medidas de estímulo à economia com o objetivo de manter o acesso ao crédito e a solvência das empresas assegurando assim a estabilidade financeira. Através de uma pesquisa bibliográfica, serão apresentados conceitos básicos referentes a economia financeira brasileira e os princípios das políticas para o mercado de crédito corporativo durante a pandemia. Posteriormente iremos apresentas as principais políticas de crédito para empresas durante esse período e analisar, empiricamente, os dados da concessão de crédito e inadimplência das empresas do Brasil durante a pandemia da covid-19.
Keywords: Economia monetária
Política de crédito
Instabilidade financeira
COVID-19
Economia financeira
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Bruno Henrique de Araujo Brito. Políticas de crédito corporativo no Brasil na pandemia: uma análise dos efeitos sobre o mercado de crédito e o comportamento dos bancos. 2021. 50 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BHABLima.pdf546.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.