Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21738
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As diferenças entre os ciclos de consumo endividado do Brasil e dos Estados Unidos: uma análise institucional a partir da abordagem stock-flow consistent
Author(s)/Inventor(s): Brandão Neto, Claudio Antonio Pires
Advisor: Brochier, Lídia
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar de forma comparativa as características e os determinantes dos ciclos de expansão do consumo endividado das famílias norte-americanas e brasileiras, sendo o primeiro ocorrido entre meados de 1980 e culminando na grande crise de 2008, e o segundo ocorrido entre 2003-2014, sendo sucedido pela crise doméstica de 2015/2016. Nesse sentido, ambos os casos parecem ser coerentes com as evidências empíricas que apontam para a relação entre expansões do endividamento das famílias e recessões subsequentes, apesar do estímulo de curto prazo gerado ao crescimento da demanda e da economia (JORDÀ; SCHULARICK; TAYLOR, 2016; MIAN; SUFI; VERNER, 2017; DREHMANN; JUSELIUS; KORINEK, 2018; MULLER; VERNER, 2021). Para a construção da análise, primeiro é feita uma revisão bibliográfica a fim de prover o arcabouço teórico que sustenta as discussões dos capítulos seguintes. Em seguida, são feitos panoramas acerca dos ciclos de endividamento e expansão do consumo experimentados por cada um dos países em questão, com atenção para os fatos estilizados que marcaram cada um dos ciclos. Por último, estes fatos estilizados são sintetizados através da construção de funções de consumo em dois modelos Stock-Flow Consistent (SFC) inspirados no trabalho de Kim e Setterfield (2020), com o objetivo de representar de forma resumida as principais características e institucionalidades que permearam o endividamento das famílias em ambos os países.
Keywords: Consumo (Economia)
Crédito
Endividamento
Brasil
Estados Unidos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRANDÃO NETO, Claudio Antonio Pires. As diferenças entre os ciclos de consumo endividado do Brasil e dos Estados Unidos: uma análise institucional a partir da abordagem stock-flow consistent. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPBrandão Neto.pdf760.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.