Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21739
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A alta dos níveis de preços dos alimentos e a pandemia de Covid-19 no Brasil: uma análise pela ótica da inflação de custos
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Brunno Alves da
Advisor: Brochier, Lídia
Abstract: Este trabalho procura entender as razões da alta de preços na economia brasileira, sobretudo dos preços de alimentos, analisando-a pela ótica de custos no período da pré-pandemia e durante a pandemia de COVID-19. Com este propósito, propõe-se uma introdução para detalhar o conceito de inflação, analisando principalmente suas causas, dilemas e efeitos, por meio de uma ampla revisão da literatura sobre o tema. Posteriormente, analisam-se os comportamentos dos principais índices de inflação no Brasil, estabelecendo o contraste entre os dois cenários - janeiro de 2018 a janeiro de 2019 e janeiro de 2020 a dezembro de 2021, focando a alta de preços dos alimentos e destacando o impacto inflacionário por faixa de renda. Produz-se também uma contextualização da economia brasileira, analisando a atividade econômica interna, cenário internacional e trajetória inflacionária, para que seja viável uma análise mais cuidadosa da variação das taxas de preços. Por último, analisam-se séries históricas de vetores que proporcionam um aumento dos custos para os produtores, a fim de interpretar a inflação ocorrida durante a pandemia no Brasil.
Keywords: Economia brasileira
Alimentos
Inflação
COVID-19
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Brunno Alves da. A alta dos níveis de preços dos alimentos e a pandemia de Covid-19 no Brasil: uma análise pela ótica da inflação de custos. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARocha.pdf881.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.