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dc.contributor.authorValentim, Igor Vinicius Lima-
dc.contributor.authorMoreira, Mariana Maia-
dc.contributor.authorGonçalves, Suziane de Oliveira dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-03T16:33:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVALENTIM, Igor Vinicius Lima Valentim; MOREIRA, Mariana Maia; GONÇALVES, Suziane de Oliveira dos Santos. Metodologias ativas no ensino remoto: uma autoetnografia. Rio de Janeiro: Compassos Coletivos, 2021.pt_BR
dc.identifier.isbn9786599133947pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21747-
dc.description.abstractIs it possible to challenge traditional and conservative education, centered on teachers who know everything and seek to build learning based on curiosity, interest and hard work of students and teachers in remote university teaching during a pandemic? This question motivated us. Our objective with this book is to present an analysis focused on the experience of teaching a new subject, entitled Subjectivity, Purpose and Innovation, remotely, during the pandemic, using active teaching-learning methodologies, for students from different undergraduate courses. from a Brazilian public university, produced in us, three different people, with different life stories - a university professor, a doctoral student and a master's student, and how this connects to the context of a university education today. We share with readers what we invented, tried, felt, as well as our experiments with active methods in the middle of the pandemic and using remote means. We dive into the new, the uncertain. Fears. Expectations. Doubts. Joys. Hopes. Lust. Frustration. Brightness in the eyes. We sought to construct this book in a dialogued manner, with six hands. We prefer the more difficult and laborious path of collectively and collaboratively writing a work in which our different voices, styles, sensibilities and subjectivities are put into dialogue. A collective and collaborative autoethnography.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de Bancada para Projetos, no âmbito do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado E-26/201.356/2021pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCompassos Coletivospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMétodos ativospt_BR
dc.subjectEducation, Higheren
dc.subjectUniversities and collegesen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectActive learning methodspt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino remoto: uma autoetnografiapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.identifier.doi10.5281/zenodo.8157271pt_BR
dc.description.resumoÉ possível desafiar a educação tradicional e conservadora, centrada nos professores que tudo sabem e buscar a construção de aprendizagens baseadas na curiosidade, no interesse e no trabalho duro de estudantes e docentes no ensino universitário remoto durante uma pandemia? Essa pergunta nos motivou. Nosso objetivo com este livro é apresentar uma análise voltada ao que a experiência de ministrar uma nova disciplina, intitulada Subjetividade, Propósito e Inovação, de modo remoto, durante a pandemia, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para alunos de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, produziu em nós, três pessoas diferentes, com histórias de vida diferentes - um professor da universidade, uma estudante de doutorado e uma estudante de mestrado, e em como isso se liga ao contexto de uma educação universitária hoje. Compartilhamos com os leitores o que inventamos, tentamos, sentimos, bem como nossas experimentações com métodos ativos em plena pandemia e utilizando-nos de meios remotos. Mergulhamos no novo, no incerto. Medos. Expectativas. Dúvidas. Alegrias. Esperanças. Tesão. Frustração. Brilho nos olhos. Buscamos construir este livro de maneira dialogada, a seis mãos. Preferimos o caminho mais difícil e trabalhoso de escrever coletiva e colaborativamente uma obra no qual nossas diferentes vozes, estilos, sensibilidades e subjetividades estão postas em diálogo. Uma autoetnografia coletiva e colaborativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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