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http://hdl.handle.net/11422/21747
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Valentim, Igor Vinicius Lima | - |
dc.contributor.author | Moreira, Mariana Maia | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Suziane de Oliveira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T16:33:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | VALENTIM, Igor Vinicius Lima Valentim; MOREIRA, Mariana Maia; GONÇALVES, Suziane de Oliveira dos Santos. Metodologias ativas no ensino remoto: uma autoetnografia. Rio de Janeiro: Compassos Coletivos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786599133947 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21747 | - |
dc.description.abstract | Is it possible to challenge traditional and conservative education, centered on teachers who know everything and seek to build learning based on curiosity, interest and hard work of students and teachers in remote university teaching during a pandemic? This question motivated us. Our objective with this book is to present an analysis focused on the experience of teaching a new subject, entitled Subjectivity, Purpose and Innovation, remotely, during the pandemic, using active teaching-learning methodologies, for students from different undergraduate courses. from a Brazilian public university, produced in us, three different people, with different life stories - a university professor, a doctoral student and a master's student, and how this connects to the context of a university education today. We share with readers what we invented, tried, felt, as well as our experiments with active methods in the middle of the pandemic and using remote means. We dive into the new, the uncertain. Fears. Expectations. Doubts. Joys. Hopes. Lust. Frustration. Brightness in the eyes. We sought to construct this book in a dialogued manner, with six hands. We prefer the more difficult and laborious path of collectively and collaboratively writing a work in which our different voices, styles, sensibilities and subjectivities are put into dialogue. A collective and collaborative autoethnography. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de Bancada para Projetos, no âmbito do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado E-26/201.356/2021 | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Compassos Coletivos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Métodos ativos | pt_BR |
dc.subject | Education, Higher | en |
dc.subject | Universities and colleges | en |
dc.subject | Pedagogical practice | en |
dc.subject | Educational practice | en |
dc.subject | Sociology of education | en |
dc.subject | Remote teaching | en |
dc.subject | Active learning methods | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no ensino remoto: uma autoetnografia | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.5281/zenodo.8157271 | pt_BR |
dc.description.resumo | É possível desafiar a educação tradicional e conservadora, centrada nos professores que tudo sabem e buscar a construção de aprendizagens baseadas na curiosidade, no interesse e no trabalho duro de estudantes e docentes no ensino universitário remoto durante uma pandemia? Essa pergunta nos motivou. Nosso objetivo com este livro é apresentar uma análise voltada ao que a experiência de ministrar uma nova disciplina, intitulada Subjetividade, Propósito e Inovação, de modo remoto, durante a pandemia, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para alunos de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, produziu em nós, três pessoas diferentes, com histórias de vida diferentes - um professor da universidade, uma estudante de doutorado e uma estudante de mestrado, e em como isso se liga ao contexto de uma educação universitária hoje. Compartilhamos com os leitores o que inventamos, tentamos, sentimos, bem como nossas experimentações com métodos ativos em plena pandemia e utilizando-nos de meios remotos. Mergulhamos no novo, no incerto. Medos. Expectativas. Dúvidas. Alegrias. Esperanças. Tesão. Frustração. Brilho nos olhos. Buscamos construir este livro de maneira dialogada, a seis mãos. Preferimos o caminho mais difícil e trabalhoso de escrever coletiva e colaborativamente uma obra no qual nossas diferentes vozes, estilos, sensibilidades e subjetividades estão postas em diálogo. Uma autoetnografia coletiva e colaborativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Sociais Aplicadas |
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VALENTIM, MOREIRA e GONÇALVES - Metodologias ativas no ensino remoto uma autoetnografia ZENODO.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
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