Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21750
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sexualidade e terceira idade: algumas reflexões acerca do aumento da incidência de casos de HIV/AIDS entre a população idosa e sua invisibilidade
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Jéssica da Silva
Advisor: Tenenblat, Mably Jane Trindade
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática central a sexualidade na terceira idade, dando ênfase ao incremento no número de casos de HIV/AIDS na população com mais de 60 anos no Brasil. Ademais, objetivou-se com esse estudo discutir e analisar informações que contribuam para a compreensão das razões pelas quais a sociedade compreende a sexualidade do(a) idoso(a) como tabu, e as implicações acarretadas por este tipo de preconceito. O trabalho visa, ainda, ressaltar a importância da discussão de políticas públicas direcionadas à população idosa, referentes a questões sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis, analisando as informações e ações direcionadas a esta população a fim de evitar o aumento de casos de HIV/AIDS. Cumpre mencionar que como instrumentos metodológicos foi realizada uma pesquisa com revisão da literatura de diversos autores e autoras sobre o tema, baseando-se em artigos científicos, dissertações, teses, livros e documentos, que tratavam da temática. Tendo em vista que a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado e que o envelhecimento populacional já é uma realidade, faz-se, por conseguinte, necessária uma maior atenção para com a população idosa. Nesse percurso, foi importante compreender as concepções de velhice e o processo do envelhecimento, apresentar reflexões acerca da sexualidade; discutir as particularidades da sexualidade referente a idosos, abordando a relevância de descontruir mitos e tabus, para que os(as) idosos(as) não sejam vistos(as) como assexuados, tornando esta população invisível diante as ações de combate ao HIV/AIDS.
Keywords: Idosos
Sexualidade
AIDS
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Jéssica da Silva. Sexualidade e terceira idade: algumas reflexões acerca do aumento da incidência de casos de HIV/AIDS entre a população idosa e sua invisibilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRibeiro.pdf367.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.