Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21770
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Autonomia formal e independência de bancos centrais: uma investigação empírica de seus efeitos sobre a relação entre inflação e desemprego em seis países que implementaram o regime de metas à inflação
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Jackson Tavares
Advisor: Licha, Antonio Luis
Abstract: Um debate instigante permeia a ciência econômica, quais as vantagens que um país desfruta ao adotar o Regime de Metas à Inflação e ter seu banco central formalmente autônomo ou quiçá independente. A primordialidade desta monografia, portanto, é estudar, por meio dos dados disponíveis de seis países, as relações existentes entre inflação e desemprego em dois períodos distintos. O primeiro é o anterior ao marco regulatório que concedeu autonomia formal ou independência ao respectivo banco central, o segundo período é o posterior a tal evento. Com base na literatura econômica foram desenvolvidos dois modelos para estudar essa relação e estimados por intermédio do método de mínimos quadrados ordinários. Os resultados revelados pelos modelos demonstraram ausência de correlação significativa entre a inflação e o desemprego. Dito isto, infere-se que, com base nos resultados obtidos, as evidências empíricas não permitem concluir que a autonomia formal ou a independência do banco central contribui para a redução do custo social da desinflação.
Keywords: Inflação
Desemprego
Autonomia
Banco Central
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Jackson Tavares. Autonomia formal e independência de bancos centrais: uma investigação empírica de seus efeitos sobre a relação entre inflação e desemprego em seis países que implementaram o regime de metas à inflação. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JTRodrigues.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.