Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21785
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Identificação de potenciais interações medicamentosas maiores e educação em saúde na utilização de medicamentos por idosos hipertensos
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Marcelle Alves
Advisor: Rennó, Magdalena Nascimento
Co-advisor: Costa, Tadeu Lessa da
Abstract: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das doenças crônicas mais prevalentes entre os idosos, e a polifarmácia é uma prática comum nesta faixa etária, devido ao tratamento de comorbidades. Este trabalho visa analisar as potenciais interações medicamentosas consideradas maiores, presentes entre os medicamentos usados para tratar a HAS e outras comorbidades por idosos hipertensos, usuários de um Programa de Saúde especializado em Idoso de um município do Norte Fluminense. Assim como, realizar ações de educação em saúde com foco na promoção do uso correto de medicamentos, e avaliar o entendimento e satisfação dos participantes nesta etapa. A partir da análise de dados dos formulários respondidos por 60participantes da pesquisa, obteve-se um total de 22 interações medicamentosas consideradas maiores. Entre essas interações destacam-se as relacionadas à inibição de enzimas metabolizadoras e as interações com sinergismo no efeito dos medicamentos. Os dados dos formulários também foram utilizados na atividade de educação em saúde de forma individualizada a 29 participantes da pesquisa, e as ações foram direcionadas para o entendimento de possíveis problemas relacionados aos medicamentos. Após esta atividade, os idosos responderam um formulário relacionado ao entendimento dos temas abordados. Foram obtidos os seguintes resultados: a respeito dos motivos de não se armazenar medicamentos na cozinha ou banheiro 43,2% das respostas foram relacionadas ao calor e 21,62% a umidade. Cerca de 96,43% dos participantes relataram que o projeto contribuiu para o conhecimento sobre os medicamentos que utiliza. O presente estudo contribuiu para aumentar o conhecimento sobre as potenciais interações medicamentosas e proporcionou à atenção a saúde de maneira direcionada para a promoção do uso correto de medicamentos.
Keywords: Hipertensão
Saúde do idoso
Uso de medicamentos
Polimedicação
Interações medicamentosas
Hypertension
Health of the elderly
Drug utilization
Polypharmacy
Drug interactions
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Marcelle Alves. Identificação de potenciais interações medicamentosas maiores e educação em saúde na utilização de medicamentos por idosos hipertensos. 2015. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACarvalho.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.