Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2179
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Literatura brasileira na tela: do jornal e do livro ao meio virtual
Author(s)/Inventor(s): Cruz, Renata Leal da
Advisor: Coutinho, Eduardo Granja
Abstract: Estudo da literatura em contato com três diferentes suportes - jornal, livro e computador. Apresentação do jornal como ponto de impulso da literatura no século XIX até meados do XX. Mostrar que com a “desliteraturização” dos jornais, no período de profissionalização desses periódicos, a literatura migrou para os suplementos. O livro entra como o objeto consagrado para a expressão da literatura. As páginas dos livros conquistam os leitores para a arte literária. Outro aspecto de abordagem é que até os livros, a literatura vai ter como suporte principal o papel, ou seja, os meios impressos. Com a digitalização de obras, a tela passa a ser uma nova possibilidade de suporte literário. O trabalho vai apontar o computador em rede como um espaço que vai além da leitura na tela. O meio digital é analisado como um lugar a mais para a literatura, onde autores e novidades estéticas podem surgir.
Keywords: Literatura
Mídia
Tradução (Processos)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jul-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRUZ, Renata Leal da. Literatura brasileira na tela: do jornal e do livro ao meio virtual. 2009. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2179
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCRUZ.pdf403,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.