Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21803
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Adriana | - |
dc.contributor.author | Orban, João Pedro Barbieri | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T11:38:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-01 | - |
dc.identifier.citation | ORBAN, João Pedro Barbieri. Memorial: Panidrom. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21803 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Técnica teatral | pt_BR |
dc.subject | Produção teatral | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.title | Memorial: Panidrom | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | No primeiro capítulo do projeto de encenação de Panidrom, quando ainda se chamava projeto “Terra”, destaquei a seguinte definição feita pelo geógrafo Milton Santos: “O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá.”1 E, mais adiante: “Os objetos não têm realidade filosófica, isto é, não nos permitem o conhecimento, se os vermos separados dos sistemas de ações. Os sistemas de ações também não se dão sem os sistemas de objetos.”2 Desta maneira, idealizava que o projeto, já entendido como uma peça de rua itinerante, só seria possível se partíssemos de um entendimento dinâmico do espaço. Era necessário entender a fisicalidade da rua e suas construções não apenas como arquitetura ou forma, mas como uma associação direta entre o objeto e as pessoas ali presentes e envolvidas. Era prioritário o entendimento dos fluxos humanos tanto presentes nas ruas, como presentes historicamente em cada objeto, construção e paisagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Direção teatral |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOrban.pdf | 89.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.