Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVergnhanini, Rodrigo-
dc.contributor.authorHaddad, Luiza Sanmartin Perez Leon-
dc.date.accessioned2023-10-10T11:51:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:03Z-
dc.date.issued2022-05-09-
dc.identifier.citationHADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21804-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectManufaturapt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMercado consumidorpt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.titleCaminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5783106323806211pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Kaio Glauber Vital da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7140134340728211pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Simone Fioritti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8480645142519713pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSPLHaddad.pdf391.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.