Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21808
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Adriana | - |
dc.contributor.author | Palmeira, Davi | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T12:32:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-01 | - |
dc.identifier.citation | PALMEIRA, Davi. Memorial do processo de encenação teatral Isso é um convite, de Dominique Arantes. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21808 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Técnica teatral | pt_BR |
dc.subject | Produção teatral | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.title | Memorial do processo de encenação teatral Isso é um convite, de Dominique Arantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao contrário de algumas experiências, onde o dramaturgo simplesmente escreve o texto isoladamente e o envia para ser encenado, a dramaturgia de Isso é um convite surge no corpo a corpo da sala de ensaio. Além do trabalho de construção textual, o diálogo com a dramaturga foi de grande importância na escrita cênica, parceria viva - e presente - do elenco e da direção em sala de ensaio. Tal forma de processo pressupõe um longo tempo de trabalho e diferentes versões do texto: cortes, acréscimos, transformações, rompendo com a ideia de um texto e de uma cena fixa e imutável. Claro que, em algum momento a concretização se deu, mas até então pudemos experimentar muitas possibilidades a partir da pesquisa e da experimentação. Construímos e demolimos muitas cenas muitas vezes. Foi preciso entender o texto e a cena, por muito tempo, como uma improvisação temporária e não como algo finalizado e definido. O trabalho de arte, cenário e figurino, também teve que se adaptar ao fato de que o texto e, consequentemente a encenação, foram sendo escritos aos poucos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Direção teatral |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DPalmeira.pdf | 498.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.