Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21808
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSchneider, Adriana-
dc.contributor.authorPalmeira, Davi-
dc.date.accessioned2023-10-10T12:32:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:03Z-
dc.date.issued2015-07-01-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Davi. Memorial do processo de encenação teatral Isso é um convite, de Dominique Arantes. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21808-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica teatralpt_BR
dc.subjectProdução teatralpt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.titleMemorial do processo de encenação teatral Isso é um convite, de Dominique Arantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAo contrário de algumas experiências, onde o dramaturgo simplesmente escreve o texto isoladamente e o envia para ser encenado, a dramaturgia de Isso é um convite surge no corpo a corpo da sala de ensaio. Além do trabalho de construção textual, o diálogo com a dramaturga foi de grande importância na escrita cênica, parceria viva - e presente - do elenco e da direção em sala de ensaio. Tal forma de processo pressupõe um longo tempo de trabalho e diferentes versões do texto: cortes, acréscimos, transformações, rompendo com a ideia de um texto e de uma cena fixa e imutável. Claro que, em algum momento a concretização se deu, mas até então pudemos experimentar muitas possibilidades a partir da pesquisa e da experimentação. Construímos e demolimos muitas cenas muitas vezes. Foi preciso entender o texto e a cena, por muito tempo, como uma improvisação temporária e não como algo finalizado e definido. O trabalho de arte, cenário e figurino, também teve que se adaptar ao fato de que o texto e, consequentemente a encenação, foram sendo escritos aos poucos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Direção teatral

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DPalmeira.pdf498.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.