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dc.contributor.advisorMartins, Adriana Leitão-
dc.contributor.authorRebouças, Érica Silva-
dc.date.accessioned2023-10-19T19:11:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:03Z-
dc.date.issued2023-07-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21877-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleAquisição do perfect existencial associado ao presente por falantes nativos de inglês L1 adquirindo português brasileiro L2pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3516755675572396pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3754141877638684pt_BR
dc.contributor.referee1Calindro, Ana Regina Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7479355830769784pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou contribuir para os estudos de aquisição de L2 e para a investigação da realização do aspecto perfect existencial. Especificamente, investigou-se a aquisição do aspecto perfect existencial associado ao presente por falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 de níveis iniciante, intermediário e avançado e também se investigou se havia transferência do padrão de realização do aspecto perfect existencial associado ao presente do inglês norte-americano L1 para o português brasileiro L2 por aprendizes de níveis iniciante, intermediário e avançado. As hipóteses foram que i) falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 em nível iniciante transferem padrões da L1 para L2 quanto à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente e ii) falantes nativos do inglês norte-americano aprendizes do português brasileiro como L2 em nível intermediário e avançado não transferem padrões da L1 para L2 quanto à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente. Para isso, aplicaram-se duas versões de um teste de decisão adaptado de Rebouças (2021) em português a informantes nativos de inglês norte-americano com diferentes níveis de proficiência. A partir da análise dos resultados, a hipótese (i) não foi refutada e a hipótese (ii) foi refutada, pois identificou-se que os informantes dos níveis iniciante, intermediário e avançado parecem transferir padrões da L1 para L2 no que diz respeito à realização do aspecto perfect existencial associado ao presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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