Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21878
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O suposto adoecimento mental nas favelas da cidade do RJ: o impacto das expressões da questão social e a falta de políticas públicas
Author(s)/Inventor(s): Abreu, Leticia Vitoria Carvalho de
Advisor: Siqueira, Luana de Souza
Abstract: A presente pesquisa irá abordar de forma sucinta a possível ligação entre a produção de riqueza, a apropriação privada do que é socialmente produzido e o aprofundamento das desigualdades sociais, que são componentes fundamentais para a dinâmica do sistema capitalista, com o adoecimento mental da população das favelas da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto levanta-se o debate sobre o surgimento das favelas e as determinações socioeconômicas e étnico-raciais que se intensificaram ainda mais associado às mazelas já sofridas com o passado escravista, o impacto das expressões da questão social e a intervenção do Estado através das políticas públicas, cada vez mais sucateadas pela lógica de uma política de governo neoliberal. Para isso, também será abordado brevemente a política de saúde e saúde mental.
Keywords: Saúde mental
Favelas
Política pública
Neoliberalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABREU, Leticia Vitoria Carvalho de. O suposto adoecimento mental nas favelas da cidade do RJ: o impacto das expressões da questão social e a falta de políticas públicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAbreu.pdf503.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.