Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21895
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Identificação de uma atividade 3’- nucleotidásica presente na superfície da ameba de vida livre Acanthamoeba Castellanii e seu possível papel biológico
Author(s)/Inventor(s): Maciel, Eduarda de Souza
Advisor: Kelly, Luiz Fernando Carvalho
Abstract: A Acanthamoeba castellanii é uma ameba de vida livre comumente encontrada em diversos ambientes como solo e reservatórios de água potável. A Acanthamoeba apresenta duas formas em seu ciclo de vida, os trofozoítos e os cistos. O trofozoíto é sua forma proliferativa, infectiva e o cisto sua forma de resistência, que possui duas paredes celulares que conferem proteção a diferentes estresses. A ecto-3’-nucleotidase é uma ectoenzima, dessa forma encontra-se associada à membrana plasmática com seu sítio catalítico voltado para o meio extracelular. A ecto-3’-nucleotidase é uma enzima bifuncional, atua como nucleotidase sendo capaz de hidrolisar nucleotídeos 3'-monofosforilados, e como nuclease, hidrolisando ácidos nucleicos. Tem papel fundamental não só no processo de nutrição de diferentes parasitas, mas nos processos de adesão, proliferação e interação com células hospedeiras. O presente trabalho tem como objetivo realizar análises que contribuam para caracterização bioquímica da atividade 3’-nucleotidásica em A. castellanii, sendo a primeira caracterização da ecto-3’-nucleotidase em uma ameba de vida livre. Os trofozoítos apresentam uma atividade 3’-nucleotidásica muito superior à forma de vida cística. Dentre os substratos fosforilados, 3’-AMP, 5’-AMP, ATP, ADP, p-NPP e β-GP, o trofozoíto de A. castellanii hidrolisa de forma preferencial o 3’-AMP, que tem uma hidrólise notavelmente superior aos demais. A atividade 3’-nucleotidásica está presente exclusivamente na superfície da membrana plasmática, não apresentando alteração na atividade sendo ela realizada com a célula íntegra ou lisada. A atividade aumenta de forma linear em função do tempo e da densidade celular. A ecto-3’-nucleotidásica apresenta uma cinética de Michaelis-Menten com valores de K m = 0,457±0,039 mM de 3’-AMP e Vmáx = 154±3,240 nmol Pi x h-1 x 10-6 células. A atividade da 3’-nucleotidase é inibida por dithiothreitol (DTT) de forma dose-dependente. Além disso, o DTT só é capaz de modular a hidrólise de 3’-AMP nos trofozoítos de A. castellanii.
Keywords: Acanthamoeba castellanii
Enzimas
Nucleotidase
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS
Production unit: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Sep-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACIEL, Eduarda de Souza. Identificação de uma atividade 3’- nucleotidásica presente na superfície da ameba de vida livre Acanthamoeba Castellanii e seu possível papel biológico. 2023. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas - Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biotecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia-Eduarda.docx (3)_compressed.pdf630.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.