Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21898
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Quando a inação do Estado é um ato pensado: as políticas públicas LGBT+ no Brasil contemporâneo e os desafios para o serviço social
Author(s)/Inventor(s): Coutinho, Natã Sousa
Advisor: Tenenblat, Mably Jane Trindade
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto precípuo de análise o debate sobre a população LGBT+s racializada, pobre e periférica, oriunda, principalmente, da classe subalterna e que possui inúmeros agravantes em razão do não pertencimento à lógica cisheteronormativa branca, na qual o Estado capitalista foi fundado e vem, até a atualidade, estruturando-se, sobretudo, em face de suas inúmeras crises cíclicas. Ademais, a presente monografia guarda profunda relação com as inquietações e conflitos que emergiram durante a minha experiência de estágio em um Centro Municipal de Saúde (CMS) na cidade do Rio de Janeiro. Na referida instituição, deparei-me com a atenção à saúde, e emergiram algumas reflexões, especialmente, voltadas ao público LGBT+. O trabalho tangencia, ainda, as ações do Estado que atingiram e continuam afetando a vivência de indivíduos inferiorizados do país, especificamente a população LGBT+. Por fim, com o objetivo de analisar o tema, a metodologia adotada privilegiou instrumentos e técnicas de investigação qualitativa, com análise bibliográfica sobre a temática a partir de artigos, dissertações e teses que a abordam.
Keywords: Política pública
Neoliberalismo
Minorias sexuais
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COUTINHO, Natã Sousa. Quando a inação do Estado é um ato pensado: as políticas públicas LGBT+ no Brasil contemporâneo e os desafios para o serviço social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NCoutinho.pdf529.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.