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dc.contributor.advisorBastos, Rogério Lustosa-
dc.contributor.authorRibeiro, Roberto Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-10-25T18:50:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:02Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roberto Rodrigues. Da escravidão ao assujeitamento social do homem negro na cultura capitalista: uma análise da subjetividade a partir do Serviço social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21905-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleDa escravidão ao assujeitamento social do homem negro na cultura capitalista: uma análise da subjetividade a partir do Serviço socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Daniel de Souza-
dc.contributor.referee2Ferreira, Carla Cecilia-
dc.description.resumoNo movimento Filosófico, Político e Econômico de construção da modernidade colonial, se observou a emergência do modo de produção capitalista em que na relação do homem colonial com a natureza e com outros “homens”, tornou hegemônico uma forma de ser e de se estar no mundo, que privilegia o homem branco em detrimento do “homem” negro. A naturalização das relações pautadas pela discriminação racial tornou-se um elemento cultural exacerbado pela sociedade industrial / burguesa que ao desenvolver a tecnologia, desenvolve formas de dominação que não admite a busca de sua superação fora de sua própria lógica. Situando o próprio negro/a como protagonista na luta pela libertação, a perspectiva pós-colonial, que se originou nas discussões sobre a emancipação das colônias da África e da Ásia logo após a segunda guerra mundial, foi principalmente produzida por intelectuais da diáspora do terceiro mundo que situaram o racismo e a escravidão no centro da formação do mundo moderno, demonstrando a importância da raça como fator fundamental da consolidação e emergência do capitalismo. Tais referências relacionam-se com o pensamento de Herbert Marcuse sobre a Cultura afirmativa. No pensamento de MARCUSE (1981, 1982, 1997), é a cultura do capitalismo globalizado, a qual, além de discriminar o diferente, se baseia num "modelo" simbólico de um sujeito, que tem a ver com a criação de uma subjetividade dominante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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