Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21907
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: "Meu prazer agora é um risco de vida?": algumas considerações sobre a política de prevenção e tratamento de HIV/AIDS no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Marques, Suellen Christine Cavalcanti
Advisor: Tenenblat, Mably Jane Trindade
Abstract: No presente trabalho de conclusão de curso, pretende-se analisar a política de prevenção e tratamento para o HIV/AIDS. Nesse sentido, como instrumentos e técnicas de investigação qualitativa, foram privilegiados o diário de campo elaborado no período de estágio, a pesquisa bibliográfica sobre o tema – a partir de leituras de teses, artigos e dissertações de mestrado que abordam essa temática – e, também, foi aplicado um questionário com voluntários(as) das minhas relações pessoais, por meio de uma ferramenta chamada Google Forms e com a permissão por escrito de cada participante. Diante do cenário de discriminações e estigmas, por vezes, fruto do desconhecimento e de informações deturpadas sobre as pessoas que vivem com HIV/AIDS, bem como mediante tantos tabus da sociedade relacionados à sexualidade que dificultam, sobremaneira, a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, pretende se conferir maior visibilidade às demandas por direitos dessas pessoas, evidenciando os limites e dificuldades na negociação do uso de preservativos, assim como as fragilidades do modelo das políticas de saúde em meio a um governo federal anticientificista, reacionário, conservador e homofóbico. Por fim, pretende-se, ainda, contribuir para o fomento da produção acadêmica do Serviço Social nesta área.
Keywords: AIDS
Saúde
Prevenção
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARQUES, Suellen Christine Cavalcanti. "Meu prazer agora é um risco de vida?": algumas considerações sobre a política de prevenção e tratamento de HIV/AIDS no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMarques.pdf587.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.