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dc.contributor.advisorSantos, Mônica Pereira dos-
dc.contributor.authorSantos, Layla do Carmo Cruz dos-
dc.date.accessioned2017-06-05T17:08:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:00Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Layla do Carmo Cruz dos. A sala de recursos multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2190-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleA sala de recursos multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8795823734042859pt_BR
dc.contributor.referee1Kelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Maria Vitoria Campos Mamede-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756pt_BR
dc.description.resumoAnalisa as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e verificar como esta inclusão está ocorrendo no cotidiano escolar. Com foco nos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que representam um grande desafio para as escolas, para a elaboração deste trabalho foi necessário realizar um levantamento e estudo das leis que garantem Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma sala de recursos multifuncionais, que é o ambiente em que este atendimento pedagógico especializado se consolida. Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a sala de recursos multifuncionais auxilia no processo de inclusão dos alunos, traçando um paralelo entre legislação (leis que regulamentam o AEE) e prática (como que está sendo realizado o AEE na rotina diária), partindo de minhas observações e limitando-me neste trabalho apenas aos alunos que possuem o Transtorno do Espectro Autista, público que vem aumentando na rede pública municipal do Rio de Janeiro e que é maioria entre os alunos público alvo do AEE na escola pesquisada. É desta forma que se almeja compreender como o Atendimento Educacional Especializado pode ser importante na educação inclusiva e perceber se este, da forma atualmente posta, pode garantir um suporte satisfatório à aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Com o resultado deste trabalho foi possível verificar que há garantias de direitos ao acesso e aprendizagem nas legislações, mas ainda são necessários outros subsídios para que as leis possam ser cumpridas na prática escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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