Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2190
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Layla do Carmo Cruz dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T17:08:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Layla do Carmo Cruz dos. A sala de recursos multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2190 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | A sala de recursos multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8795823734042859 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1679173694224340 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maia, Maria Vitoria Campos Mamede | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e verificar como esta inclusão está ocorrendo no cotidiano escolar. Com foco nos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que representam um grande desafio para as escolas, para a elaboração deste trabalho foi necessário realizar um levantamento e estudo das leis que garantem Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma sala de recursos multifuncionais, que é o ambiente em que este atendimento pedagógico especializado se consolida. Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a sala de recursos multifuncionais auxilia no processo de inclusão dos alunos, traçando um paralelo entre legislação (leis que regulamentam o AEE) e prática (como que está sendo realizado o AEE na rotina diária), partindo de minhas observações e limitando-me neste trabalho apenas aos alunos que possuem o Transtorno do Espectro Autista, público que vem aumentando na rede pública municipal do Rio de Janeiro e que é maioria entre os alunos público alvo do AEE na escola pesquisada. É desta forma que se almeja compreender como o Atendimento Educacional Especializado pode ser importante na educação inclusiva e perceber se este, da forma atualmente posta, pode garantir um suporte satisfatório à aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Com o resultado deste trabalho foi possível verificar que há garantias de direitos ao acesso e aprendizagem nas legislações, mas ainda são necessários outros subsídios para que as leis possam ser cumpridas na prática escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCCSantos.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.