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dc.contributor.advisorBotelho, Marcos-
dc.contributor.authorRodrigues, Cristiane-
dc.contributor.authorPereira, Tatiane dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-25T21:53:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:02Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cristiane ; PEREIRA, Tatiane dos Santos. Evasão escolar no contexto da favela da Maré e a prática profissional do Serviço social na casa das mulheres. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21910-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titleEvasão escolar no contexto da favela da Maré e a prática profissional do Serviço social na casa das mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Krenziger, Miriam-
dc.contributor.referee2Morgado, Rosana-
dc.description.resumoO interesse pelo presente trabalho surgiu a partir do estudo realizado pelas estagiárias de Serviço Social, durante o período de estágio na Casa das Mulheres da Maré sobre o projeto Aluna/Mãe Presente, que visava fazer buscas ativas de crianças e adolescentes moradoras do território do Parque União na favela da Maré, que se encontravam evadidas das escolas. O projeto visava encontrar o responsável por essas crianças/adolescentes do sexo feminino para conhecer a Casa das Mulheres e os serviços existentes. Este trabalho teve por objetivo refletir as razões que levam os alunos à evasão escolar no contexto da favela, sua estrutura socioeconômica, de violência, da atuação do poder paralelo, a importância da participação das ONGs e projetos ofertados por elas, limites e possibilidades de implementação de políticas públicas e sobre a omissão do Estado. A importância da participação da família, na proteção e desenvolvimento social e educacional. Buscou-se fazer uma reflexão crítica sobre os elementos responsáveis pela evasão escolar na favela, destacando a violência no território como principal violadora de direitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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