Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21910
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Botelho, Marcos | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Cristiane | - |
dc.contributor.author | Pereira, Tatiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T21:53:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Cristiane ; PEREIRA, Tatiane dos Santos. Evasão escolar no contexto da favela da Maré e a prática profissional do Serviço social na casa das mulheres. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21910 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar no contexto da favela da Maré e a prática profissional do Serviço social na casa das mulheres | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Krenziger, Miriam | - |
dc.contributor.referee2 | Morgado, Rosana | - |
dc.description.resumo | O interesse pelo presente trabalho surgiu a partir do estudo realizado pelas estagiárias de Serviço Social, durante o período de estágio na Casa das Mulheres da Maré sobre o projeto Aluna/Mãe Presente, que visava fazer buscas ativas de crianças e adolescentes moradoras do território do Parque União na favela da Maré, que se encontravam evadidas das escolas. O projeto visava encontrar o responsável por essas crianças/adolescentes do sexo feminino para conhecer a Casa das Mulheres e os serviços existentes. Este trabalho teve por objetivo refletir as razões que levam os alunos à evasão escolar no contexto da favela, sua estrutura socioeconômica, de violência, da atuação do poder paralelo, a importância da participação das ONGs e projetos ofertados por elas, limites e possibilidades de implementação de políticas públicas e sobre a omissão do Estado. A importância da participação da família, na proteção e desenvolvimento social e educacional. Buscou-se fazer uma reflexão crítica sobre os elementos responsáveis pela evasão escolar na favela, destacando a violência no território como principal violadora de direitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRodrigues.pdf | 913.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.