Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21929
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Serviço social e responsabilidade social das empresas: desafios e possibilidades à prática profissional na GSK Brasil
Author(s)/Inventor(s): Frota, Gustavo
Advisor: Maranhão, Cézar Henrique Miranda Coelho
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma reflexão sobre a atuação profissional dos assistentes sociais nas ações de responsabilidade social desenvolvidas na empresa GlaxoSmithKline (GSK). Com tal propósito, esta pesquisa constrói uma breve análise do Serviço Social nas empresas, destacando os limites do fazer profissional, sua importância no âmbito empresarial, seu papel na gestão de responsabilidade social bem como seu conceito nas empresas. O estudo foi desenvolvido no interior de uma empresa privada, por meio da experiência de estágio obrigatório na GSK BRASIL. Trata-se de uma empresa multinacional farmacêutica, que tem como característica, em seu plano de negócio, o Serviço Social como área estratégica no RH e na Responsabilidade Social da empresa. É neste pano de fundo que iremos analisar seu funcionamento e implicações à comunidade dos projetos sociais e ações do Serviço Social neste espaço. Cumpre mencionar que como instrumentos metodológicos, foram privilegiados a pesquisa bibliográfica em artigos científicos, teses e dissertações sobre a temática da responsabilidade social e a análise de documentação da empresa. Sobre os resultados da pesquisa, foi possível levantar determinadas discussões acerca da construção de um projeto social na empresa GSK, abordando a gestão do Serviço Social na responsabilidade social da empresa e sua rotina, planejamento, análise, execução e monitoramento.
Keywords: Serviço social
GSK Brasil
Responsabilidade social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Feb-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FROTA, Gustavo. Serviço social e responsabilidade social das empresas: desafios e possibilidades à prática profissional na GSK Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFrota.pdf352.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.