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dc.contributor.advisorFragoso, Fernando Antonio Soares-
dc.contributor.authorRibeiro, Fabiana Barboza-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:42:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:02Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Fabiana Barboza. Presenças, ausências e interstícios em O Conto da Princesa Kaguya (2013). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21947-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectAusênciapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titlePresenças, ausências e interstícios em O Conto da Princesa Kaguya (2013)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Kátia Augusta-
dc.contributor.referee2Capeller, Ivan-
dc.description.resumoEsta monografia busca investigar as ausências e suas potencialidades de criação de significado no cinema de animação. Para isso, foram analisadas formas ausentes e espaços vazios em O Conto da Princesa Kaguya (2013), um filme dirigido por Isao Takahata no Estúdio Ghibli (Japão), entendendo o cinema de animação como possuidor de uma linguagem própria, que possui uma hibridade entre o discurso pictórico e o cinematográfico. Nesse estudo, foi compreendido que os espaços vazios intencionais são capazes de abrigar potências através de espaços intermediários entre a presença e a ausência. Isso deu luz à necessidade de investigar os interstícios no filme. A partir dos estudos da profa. Michiko Okano, o elemento cultural japonês Ma se apresentou como um caminho de reflexão sobre esses espaços, já que constitui uma forma de pensamento e experiência com o mundo que valoriza as possibilidades de construção nos vazios. No fim, indo além da dicotomia original entre presença e ausência, foi concluído que espaços intersticiais como as lacunas, vestígios, pausas, penumbras e ambiguidades constituem formas fecundas de expressão para a animação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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