Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21947
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fragoso, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Fabiana Barboza | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T18:42:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Fabiana Barboza. Presenças, ausências e interstícios em O Conto da Princesa Kaguya (2013). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21947 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Ausência | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Presenças, ausências e interstícios em O Conto da Princesa Kaguya (2013) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Kátia Augusta | - |
dc.contributor.referee2 | Capeller, Ivan | - |
dc.description.resumo | Esta monografia busca investigar as ausências e suas potencialidades de criação de significado no cinema de animação. Para isso, foram analisadas formas ausentes e espaços vazios em O Conto da Princesa Kaguya (2013), um filme dirigido por Isao Takahata no Estúdio Ghibli (Japão), entendendo o cinema de animação como possuidor de uma linguagem própria, que possui uma hibridade entre o discurso pictórico e o cinematográfico. Nesse estudo, foi compreendido que os espaços vazios intencionais são capazes de abrigar potências através de espaços intermediários entre a presença e a ausência. Isso deu luz à necessidade de investigar os interstícios no filme. A partir dos estudos da profa. Michiko Okano, o elemento cultural japonês Ma se apresentou como um caminho de reflexão sobre esses espaços, já que constitui uma forma de pensamento e experiência com o mundo que valoriza as possibilidades de construção nos vazios. No fim, indo além da dicotomia original entre presença e ausência, foi concluído que espaços intersticiais como as lacunas, vestígios, pausas, penumbras e ambiguidades constituem formas fecundas de expressão para a animação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRibeiro.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.