Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVinha, Valeria Gonçalves da-
dc.contributor.authorCarvalho, Luciana Borges de Abreu-
dc.date.accessioned2017-06-05T20:06:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:00Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2195-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.titleO acesso à tecnologia da informação em empresas de pequeno porte no Brasil: sobrevivência e competitividadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3280553357101647pt_BR
dc.contributor.referee1Possas, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Durão, Juliana Velloso-
dc.description.resumoA necessidade de um atendimento eficaz à demanda por tecnologia da informação pelo setor produtivo, principalmente por empresas de pequeno porte, tem sido alvo de constantes análises, uma vez que, a ausência do acesso à informação têm se mostrado uma das principais causas de mortalidade das empresas deste segmento. Diante deste cenário, o objetivo da monografia será o de enfatizar a relevância da disponibilização de informações no processo de capacitação e inovação tecnológica das empresas de pequeno porte, tendo em vista a crescente importância deste segmento para o desenvolvimento da economia. Com o processo de globalização dos mercados e a velocidade dos avanços tecnológicos, a busca por informação tornou-se alvo comum de toda a sociedade, criando um novo conceito de sociedade da informação, onde ter informação ou ao menos ter garantido o acesso a ela, passa a ser um diferencial. Dentro do novo contexto empresarial criado pela globalização, a tecnologia de informação fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, visto que potencializa os processos de tratamento, disseminação e transferência de informações. No entanto, essa tecnologia tão importante parece ainda não ter alcançado plenamente as pequenas empresas que, no geral, não possuem sistemas informatizados. Esta distância entre os graus de aderência à tecnologia da informação mostra a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas para promover a inclusão digital e ajudar pequenas e microempresas a se digitalizarem, a modernizarem seus processos e aumentarem a produtividade e competitividade de suas operações. Ao longo da monografia será demonstrado que a competitividade inerente ao mercado globalizado e a crescente aplicação da informática em todos os setores da sociedade moderna fazem da tecnologia da informação uma ferramenta indispensável para uma administração eficiente, necessária a sobrevivência das empresas, especialmente empresas de menor porte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBACarvalho.pdf630.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.